O que causa mais mortes entre adolescentes
Estudo revela as principais causas de mortes entre os jovens no mundo todo.
Uma pesquisa entre jovens de 10 a 19 anos de ambos os sexos feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que todos os anos, 1,2 milhões de adolescentes morrem no mundo por causa de acidentes de trânsito, infecções respiratórias, suicídio, afogamento e doenças. O que, infelizmente, não assusta é que o maior número encontra-se em países da África e do sudeste asiático.
O site da Superinteressante destaca que os países mais pobres sofrem mais com os conflitos, já que os adolescentes são vistos como os mais vulneráveis nessa sociedade porque assumem responsabilidades muito mais cedo do que em demais países que são desenvolvidos. Além de trabalharem para o sustento da família, ou seja, abandonam a escola, casam-se cedo e estão sujeitos a prostituição para sobreviver. Com isso, o número é extremamente alto.
Nos dado apontados, o número de garotos que morrem em acidentes de trânsito é assustador, 88,5 mil perderam a vida, e a causa, na maioria das vezes, é por imprudência dos mesmos. Já as garotas, o maior índice de morte é por infecções respiratórias causadas pelo seu local de trabalho que, muitas vezes, é nocivo. E logo abaixo, sem muita diferença de porcentagem, o suicídio, que envolve o aborto inseguro em muitos dos casos registrados.
Com esse quadro, a OMS ainda diz que todos os problemas poderiam – e ainda podem – ser evitados. “Acesso a bons serviços de saúde pública, educação e conscientização sobre os malefícios do abuso de drogas já ajudam na redução dos índices” diz o relatório da organização.