(crédito: rollingstone.com)

Oasis: a música entre o amor e o ódio

As brigas e confusões dentro do mundo musical não são novidade para ninguém. Os fãs de um gênero tão consagrado como o rock são acostumados a ver suas bandas favoritas romperem as formações originais. Entretanto, provavelmente quase nenhuma rivalidade parece ser tão única quanto a dos irmãos Noel e Liam Gallagher, que formavam o Oasis. No ano de 2018, ambos fizeram apresentações no Brasil. Enquanto Liam veio durante o primeiro semestre, para o festival Lollapalooza, Noel fez seu show no mês de Novembro.

A banda britânica surgiu na cidade de Manchester no início da década de 1990. Além dos irmãos, que eram o centro das atenções, o grupo era composto por mais três membros: Gem Archer, Andy Bell e Chris Sharrock. A inspiração musical deles era claramente de um contexto local. Eles cresceram em um país onde consagradas bandas do mundo surgiram, como Beatles, Sex Pistols e outras. O modo como os irmãos se comportavam era típico do estereótipo estabelecido para um astro do rock: polêmicos, arrogantes e orgulhosos.

Engana-se quem acha que o mundo da música foi o causador da briga na família Gallagher. Diversos relatos de Noel e Liam deixam claro que o destino parece ter feito questão de colocar lado a lado duas personalidades que não se completam. Os irmãos nunca esconderam a dificuldade em estabelecer uma relação amigável desde o nascimento de Liam, o irmão mais novo. Em Dezembro de 2017, Noel citou o contexto que vivia em casa durante entrevista ao El País: “Meu pai era violento. O sacana do meu irmão, um idiota, meu outro irmão, outro idiota.” Porém, apesar de todo o conflito dentro de casa, isso não foi um problema no começo para o Oasis.

O grupo lançou seu primeiro álbum em 1994, o “Definitely Maybe”, que logo se tornou um dos principais álbuns do Reino Unido. O sucesso conquistado foi apenas o início de investidas maiores. A banda, recheada de confiança após o público ter aceitado tão bem seu primeiro trabalho, decidiu conquistar outros territórios, mais especificamente os Estados Unidos. E foi quando saíram em turnê que os problemas de relacionamento começaram a influenciar diretamente na banda. Uma das primeiras brigas marcantes aconteceu nessa aventura da banda. O grupo fez uma péssima apresentação, supostamente devido ao efeito de drogas, e os irmãos brigaram. Depois do acontecido, Noel deixou a turnê.

O lançamento dos álbuns “(What´s the Story) Morning Glory” e “Be Here Now”, nos anos de 1995 e 1997, respectivamente, consolidou a banda como uma das maiores febres da década de 1990. Hits como “Wonderwall” e “Champagne Supernova”, que fazem sucesso até hoje, trouxeram à banda um status incontestável. Entretanto, quando tudo parecia caminhar bem, os problemas pessoais dos irmãos voltaram a ser um problema para o desenvolvimento da banda. A banda Oasis iria gravar o MTV Unplugged, em Londres, mas Liam alegou que estava doente e não compareceu para a gravação, deixando Noel sozinho na missão. Mais à frente, abandonou também a turnê nos Estados Unidos. O irmão foi, mas acabou desistindo na metade da viagem e voltou para a Inglaterra.

Já falando dos anos 2000, a turnê mundial do primeiro ano da década teve um início conturbado. Os Gallagher teriam brigado durante a série de shows ao redor do mundo e foi a vez de Noel deixar a banda para trás pela sua revolta. A vida do grupo seguiu, mas já estava claramente abalada pelas diversas confusões que nunca ficaram de lado. Finalmente, em 2009, o que parecia inevitável aconteceu. Noel cansou do ambiente que existia ao seu redor, pediu desculpas aos fãs e falou: “Eu simplesmente não posso trabalhar com Liam mais um dia”.

O final da banda, entretanto, não representou o fim das confusões entre ambos. A troca de farpas continuou mesmo com cada um seguindo seu rumo. Noel fundou uma banda, a Noel Gallagher´s High Flying Birds, que existe até hoje. Já Liam formou um novo conjunto com os outros membros do Oasis e depois partiu para a carreira solo. O irmão caçula frequentemente manda “recados” provocando o irmão pela sua conta no Twitter e Noel costuma dar declarações polêmicas à imprensa. No entanto, o último “episódio” dessa série sem fim foi positivo para quem ainda sonha em ver os irmãos dividirem o palco. Liam, mais uma vez pelo Twitter, publicou: “Somos irmãos e quando estamos juntos nada se compara”, e terminou com: “OASIS 4 LIFE”.

O legado que os irmãos deixaram para o mundo da música é indiscutível. Apesar de causarem tanta polêmica com suas ações, o seu potencial foi capaz de alcançar um patamar que cativou fãs ao redor do mundo. E mesmo parecendo que não faziam muita questão de tomar todos os cuidados necessários para se manterem no auge, conseguiram dar um enorme contexto às suas músicas. Como por exemplo, “Don´t Look Back in Anger”, que virou uma espécie de “hino” britânico. Após o atentado em Manchester, no ano de 2017, antes do show da cantora Ariana Grande, o evento “One Love” reuniu cantores para beneficiar e homenagear os prejudicados com o triste episódio. Na ocasião, a música foi ecoada como um som de esperança.

 

Foto: rollingstone.com