Pesquisa revela dados preocupantes sobre violência sexual

Dados revelam que um terço da população culpa a vítima pelo abuso sofrido

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 37% dos 3.625 entrevistados concordam com a frase “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas” atribuindo, indiretamente, a culpa de um abuso sexual à vítima. Outros 30% acreditam que “mulher que usa roupa provocativa não pode reclamar se for estuprada”.

Os dados preocupam ainda mais ao revelar que 65% da população diz sentir medo de sofrer alguma violência sexual, e desse número, 85% são mulheres.

“Este pensamento vem de um discurso socialmente construído, que considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação, seja por usar roupas curtas ou andar sozinha na rua em certos locais considerados inapropriados. Com isso, há ainda a ideia do homem que não consegue controlar seus ‘instintos naturais’”, comenta um dos pesquisadores responsáveis.

Em contrapartida, a análise mostra que 91% da população acredita que é necessário ensinar os meninos, dentro das escolas, a não estuprar, acendendo o debate de que a Educação pode reverter esse pensamento machista sobre a maneira de um homem e de uma mulher se portarem perante à sociedade.

Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública define como estarrecedor o déficit civilizatório que percebe o respeito de uma mulher a uma visão machista de moralidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *