Por dentro da Casa Warner 2019
A exposição recria cenários de alguns dos maiores sucessos da marca. Neste ano, o grande destaque é o universo divertido da série Friends.
Em 2019, o seriado Friends completa o seu 25° aniversário. Muito provavelmente, em 22 de Setembro de 1994, David Crane e Marta Kauffman, idealizadores da sitcom, sequer imaginavam o potencial que tinham em mãos. Nem mesmo o sexteto principal parecia prever a influência que os nomes: Rachel, Monica, Phoebe, Ross, Chandler e Joey viriam a ter.
Reprisados incontáveis vezes nas últimas quase três décadas, os episódios se tornam atemporais, capazes de provocar risos e, principalmente, identificação, independente da geração que esteja em frente à tela. Por isso, nada mais justo que permitir aos fãs, ainda que por algumas horas, a imersão nos cenários que já conhecem muito bem.
A procura foi grande e os ingressos esgotaram em questão de horas, o que irritou muita gente. Mas não se preocupe, porque a WHIZ acompanhou o evento de perto e traremos tudo para você.
LOCALIZAÇÃO E ENTRADA
Dessa vez, a Casa Warner acontece na R. Pamplona, 145, região do Jardim Paulista. Logo na entrada, um casarão da década de 1930 abriga o Zel Café. O lugar expôs alguns dos produtos oficiais do seriado, o que, claro, parece muito conveniente. Afinal, boa parte da trama envolve um café.
Mais adiante está o prédio principal. Uma enorme fachada com o símbolo da Warner, em formato de chave, decora a entrada, provocando ansiedade para quem pretende adentrar o fantástico mundo televisivo das séries da emissora.
Ao lado da porta, o trecho clássico da canção de abertura “I’ll be there for you”, da banda The Rembrandts, foi montado de forma divertida para que os fãs tirem fotos e experimentem um pouco do que está por vir. Mas, ainda que a grande estrela da noite, Friends, não monopoliza o espaço.
Ao lado, um placa de “Bem-vindo à Riverdale” e um barquinho remontam o cenário da produção de 2017, Riverdale. Os fãs podem entrar no barco e tirar muitas fotos.
Os ingressos foram vendidos por datas e horários específicos, por isso, na fila há uma indicação de qual o próximo grupo a entrar. Essa técnica permite manter o ambiente mais organizado e a visita mais agradável. É o momento em que a “chave da casa” é entregue. Além de indicar que o visitante é, também, parte dessa enorme experiência, a chave permite algumas interações ao longo do passeio.
TÉRREO
Quando as portas se abrem, os fãs se deparam com um dos muitos momentos engraçados do programa. O primeiro cenário é a recriação da propaganda japonesa, estrelada por Joey no sexto episódio da décima temporada (“The One With Ross’s Grant”), do “Ichiban”, um batom masculino azul. Aqui, você pode não apenas aproveitar o cenário ou o trecho do episódio, mas realmente experimentar o Ichiban. Lencinhos de papel são disponibilizados para retirar o produto, mas é bem comum encontrar alguns lábios azuis ao longo do passeio.
PRIMEIRO ANDAR
A porta roxa com a moldura amarela é um dos símbolos mais icônicos da sitcom. Aqui, os fãs têm a oportunidade de recriar aquela foto clássica, com as cabeças para fora, como no episódio “The Thanksgiving”, da décima temporada.
É também onde está o famoso cachorro branco do Joey. Ele pode ser montado, para fazer referência ao polêmico episódio em que Monica e Rachel perdem o apartamento para Chandler e Joey.
Seguindo o caminho, talvez seja um dos momentos de maior tensão. Sim, é a lojinha com produtos oficiais. Para torná-la ainda mais sedutora, as canecas, camisetas, pochetes e tantas outras coisas, estão dispostas num ambiente em que é recriada a cozinha do apartamento da Monica. É preciso um alto nível de concentração e autocontrole para não ceder à tentação e comprar um de cada, porque, sério, a vontade é exatamente essa.
Nas paredes estão algumas cenas e objetos emoldurados. Além disso, está o espaço para colocar a chave. Para torná-la mais interativa, cada fechadura está associada à uma telinha com um episódio diferente. É simples: coloque e assista enquanto espera na fila.
Quem não se lembra da cabeça de peru? Sim, é o “The one with all the thanksgiving”, em que a Monica coloca um peru na cabeça, além do óculos de sol e o chapéu vermelho, em pedido de desculpas. Isso mesmo, você pode tirar uma foto com um peru na cabeça. Se preferir, pode fazer um vídeo ou boomerang reproduzindo a dancinha também.
SEGUNDO ANDAR
A proposta da exposição é ser a mais interativa possível. Por isso, as paredes, e até mesmo o chão, são decorados com frases marcantes, para que, a cada instante, um episódio diferente apareça em sua mente. É um ambiente, principalmente, nostálgico.
Com essa mesma proposta, um espaço foi separado para que o fã possa realizar um teste em tamanho real. Responda às perguntas escritas no chão, siga o caminho de acordo com as suas preferências e se depare com uma porta. Abra e você saberá qual personagem você é.
Faça a memorável sequência de dança do Ross e da Monica, ou até mesmo vá até a janela observar o “ugly naked guy”.
ÚLTIMA PARADA
Ao descer as escadas, outra vez no primeiro andar, mas do lado oposto, está o cenário mais esperado: Central Perk. O café em que todo fã de Friends já sonhou em visitar, com o sofá laranja clássico e o palco para cantar como a Phoebe. Patrocinado pela Melitta, você realmente pode beber um café enquanto aproveita o cenário.
OUTRAS ATRAÇÕES
Programas como Flash, Supergirl, Riverdale, ou até mesmo filmes, como Harry Potter e Doutor Sono, do Stephen King, são homenageados. No geral, houve um ambiente destacado para cada um deles e, na lojinha do térreo, produtos destas e de outras produções da Warner também estavam expostos para compra.