Por trás da #AvidadeRobson
Chegou ao fim o mistério que vinha instigando moradores de São Paulo e Rio de Janeiro
Na última semana de setembro, a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro foram tomadas por anúncios em mobiliários urbanos sobre Robson, um personagem que possuía gostos e manias muito semelhantes aos da população.
Foram 15 dias de mistério com declarações como: “Robson sempre ultrapassa o limite de dados do celular”, ou então, “Robson se distraiu e pegou o ônibus errado”, “Robson troca likes e segue de volta”, “Robson tem alergia a camarão’. Espalhados pelas capitais, os anúncios despertaram imensa curiosidade sobre quem seria o autor da campanha, uma vez que não levavam nenhuma informação nos cartazes além do link de uma página no Facebook. Os palpites foram muitos, desde uma ação da Mentos, até dos Biscoitos Globo. Ninguém acertou.
No último sábado, 15, a intenção por trás da vida de Robson foi revelada. Os anúncios foram feitos pela Associação Brasileira de Out of Home, responsável por outdoor, painéis e mobiliários urbanos, assinando a campanha como uma ‘homenagem a vida real’, ressaltando que qualquer um pode anunciar, além de mostrar que a publicidade externa pode impactar tanto quanto outras.
O objetivo foi atingido. Mais de 24 mil likes na página, além dos milhares de compartilhamentos. Isso só provou o quanto a mídia out of home pode ser facilmente combinada com a digital.
Não é a primeira vez que o mundo publicitário investe na criação de um personagem para melhor comunicar e atingir seu público. No mês passado, uma suposta digital influencer francesa, Louise Dellage, passava em sua conta no Instagram uma importante mensagem contra o alcoolismo. Falamos sobre essa campanha aqui.