Resenha: Garota de Fora
A série da Netflix “Garota de Fora” traz críticas sociais e mostra, de forma fantasiosa e perturbadora, consequências de ações e escolhas.
Obra protagonizada por estrela tailandesa Chicha Amatayakul conta sobre alunos de ensino médio problemáticos, e chama a atenção do telespectador pelo caminho inusitado que as histórias levam.
Originalmente da Tailândia, “Garota de Fora” faz sucesso entre os assinantes da Netflix de todo o mundo. Nanno (Chica Amatayakul), a personagem principal, está presente em todos os episódios, apesar de a série seguir aquele típico conceito de personagens diferentes e uma nova história a cada episódio. Problemas da sociedade como egoísmo, crimes, mentiras, bullying, narcisismo, entre outros, muitas vezes não encaram as consequências que deveriam, seja pelo status social do indivíduo ou pelo simples fato de a vida ser injusta. Nanno mostra que todas as escolhas e atitudes que tomamos irão se virar contra nós em algum momento.
Todos os episódios começam em uma escola, e Nanno é sempre apresentada como a aluna nova. Um ou mais alunos são escolhidos para serem os protagonistas do episódio juntamente com Nanno, e é indispensável que eles tomem más atitudes, que na verdade muitas vezes não passam de atitudes comuns para adolescentes de ensino médio que ainda não adquiriram muita maturidade. Por outro lado, a série traz ações assustadoras dos jovens como: estupro, ocultação de cadáver e roubar dos próprios pais.
Um exemplo é o episódio “Gravidez”, que conta a história de Nanai, um garoto popular que encanta todas as garotas que o olham. Ele basicamente consegue conquitar qualquer garota que deseja, e isso não seria um problema se não fosse pelo fato de que ele as engravida e não assume a responsabilidade de ser pai. Nanno neste episódio é, como de costume, apresentada como a aluna nova, e Nanai imediatamente se atrai por ela. Dessa forma, ele faz uma aposta com a classe inteira para ver quem acerta a data e horário exatos que ele conseguirá ficar com ela, e quem acertar levará o dinheiro.
Após conseguir o que queria e conferir o resultado da aposta, Nanai e os colegas se chocam ao verem que quem ganhou foi a própria Nanno, que aparece na sala para pegar o seu dinheiro e comemora de forma sarcástica. Nanai fica constrangido e bravo com a situação, mas depois de um tempo deixa para lá.
Depois de alguns dias ele percebe que sua barriga está crescendo, mas não vê muito problema nisso, afinal, talvez ele só esteja comendo mais que o normal. Com o passar do tempo ele nota que está ficando cada vez mais barrigudo e faz o possível para esconder isso de seus pais e colegas, e então decide ir ao médico, onde descobre que está grávido. Sim, Nanno o engravidou.
Nanai tem momentos de surto e percebe que praticamente perdeu sua vida, pois agora tem que abrir mão de várias coisas que gosta e deseja por conta desta gravidez indesejada, e até mesmo implora para que Nanno arque com suas responsabilidade como mãe, e a mesma o deixa sozinho com a criança.
A série deixa algumas informações em aberto, como por exemplo o que a Nanno é. Ela não é humana, pois como é mostrado em alguns episódios, ela é imortal, e sempre “volta a vida” para ensinar mais alguma lição para algum adolescente inconsequente.
Um exemplo disso é no episódio “Minnie e as quatro almas”, onde uma garota extremamente rica mata Nanno e mais três meninas em um acidente de carro, e justamente por ter muito dinheiro, ela não recebe a sentença que merece. Com isso, Nanno volta à vida para lhe dar uma lição. Os fãs da série acreditam que ela seja a reencarnação do karma.
Por muitas vezes, Garota de Fora deixa o telespectador inquieto e perturbado, mas é isso que torna a série tão boa e cativante. Nunca sabemos o que vai acontecer no final e ficamos curiosos para saber qual castigo Nanno irá dar para o novo protagonista dessa vez. A proposta da obra é fazer as pessoas refletirem sobre suas próprias atitudes e, ao mesmo tempo, entretê-las.