Resenha: Grand Army
Uma série que mostra a realidade da sociedade atual, com representatividade e momentos de crise que todos os adolescentes passam. Grand Army é uma série original da Netflix, que retrata a vida de jovens estudantes da maior escola pública de Nova Iorque, que passam por diversas adversidades e tentam deixar sua marca no mundo.
A série foi lançada em 16 de outubro de 2020 e é baseada na peça “Slut: The Play”, da autora americana Katie Cappiello. A dramaturga também está envolvida no projeto da Netflix, sendo a criadora e escritora da série. A produção também mostra diversas situações que muitas vezes não são abordadas na sociedade atual como deveriam.
A série gira em torno dos alunos da Grand Army High School, uma escola pública exemplar, localizada no Brooklyn. Uma das personagens principais é a atriz Odessa A’zion, que interpreta o papel de Joey Del Marco, uma jovem estudante, que luta pelo direito das mulheres, mas que passa por diversos problemas por viver em uma sociedade machista. No começo, Joey parece ser mais uma garota branca, popular que vive como princesa, mas com o desenrolar da história, percebemos que ela, assim como qualquer um, tem diversos problemas em sua vida.
Apesar de todo o movimento feminista que ela causa dentro da escola, Joey passa por uma situação extrema, quando dois “amigos” abusam sexualmente dela. (Lembrando que essas cenas podem causar gatilho emocional). Foi a partir disso que Joey se tornou uma pessoa completamente diferente, ela entra em depressão e muda para uma escola privada, com o objetivo de deixar tudo isso para trás.
Mesmo após todo o trauma, a jovem vai a delegacia para prestar queixa sobre o ocorrido e começa a fazer tratamento para tentar reparar parte dos danos psicológicos causados pela experiência. Com isso, a série mostra a árdua realidade de uma vítima de abuso sexual, em que sua palavra, vale menos que a deles.
Entre os diversos temas abordados na série, o preconceito é nitidamente notado pelos espectadores, não só o racial, mas também com a sexualidade. Vemos jovens negros lutando por justiça e realizando movimentos para obte-la, utilizando o local de fala para conseguirem igualdade. Também vemos indianos que sofrem discriminação ao serem comparados com terroristas e jovens que não conseguem descobrir quem realmente são, por conta de suas culturas e sociedade em que vivem.
Grand Army é uma série que expõe os problemas que os jovens vivem nos dias de hoje, ela deveria ser assistida por todos, para que entendam a gravidade do mundo em que estamos. O drama mostra tudo o que não se deve fazer com os outros e é uma aula que ensina a lutar pelo que é importante