Se manter saudável durante a quarentena é possível??
O Brasil, assim como o mundo, parou diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Por conta da alta infectividade da doença, países estão de quarentena para diminuir a propagação, assim lojas, shoppings, restaurantes e até mesmo academias estão fechando. Recomenda-se que todos os brasileiros fiquem em casa até o dia 7 de abril, casoa quarentena não seja prorrogada . Até lá, como continuar saudável e não viver uma vida sedentária se temos que ficar em casa?
Conversamos com Murilo Rafael de Oliveira, 34 anos. Murilo é Personal Trainer, e nos ajuda a responder a pergunta: Como se manter em forma durante a quarentena?
explica que a quarentena afeta a vida “fitness” com a falta de disponibilidade de materiais e exercícios específicos para cada um, já que cada indivíduo é diferente.
“Durante a quarentena, devemos nos exercitar de maneira leve, mantendo a saúde e o sistema imunológico saudável”, diz Murilo. O Personal Trainer também comenta que, se houver exagero, os exercícios vão provocar efeito contrário, o que pode deixar o organismo debilitado.
Muitas pessoas se queixam que não há material em casa para manter a vida de academia e treinos, mas ninguém imaginava que objetos tão comuns poderiam servir para equipamentos! Murilo indica objetos como garrafas, baldes, sacos com mantimentos e bolsas de peso como equipamentos de sobrecarga, mas sempre lembrando de respeitar seu limite, nunca exagerando nos exercícios.
Lembrando que, nem sempre ficar em casa corresponde ao sedentarismo, podemos nos exercitar com atividades do dia a dia. “Limpar quintal, arrumar o guarda-roupa, o importante é não ficar parado” afirma o Personal.
A dúvida de muitos é se ficar em casa diminui o sistema imunológico, talvez pela falta de atividades, falta de sol, para aqueles que não tem espaço livre em casa, e até mesmo pela alimentação. Murilo diz que a principal maneira de permanecer saudável durante esse período conturbado é manter as atividades básicas e diárias, assim como permanecer com a alimentação saudável, priorizando os alimentos que mantém a imunidade alta, como frutas e verduras.