SP através do tempo

A cidade de São Paulo comemorou, no último sábado, 466 anos. Sua fundação aconteceu em 25 de janeiro de 1554, mas apenas em 1711 deixou de ser uma vila e passou a ser reconhecida como cidade. A São Paulo toda moderninha, plural e conectada como conhecemos passou por diversas fases até chegar aqui. Confira os acontecimentos que marcaram essa história:

 

  • 1822 – 1895
D. Pedro l fez da cidade o palco principal para a proclamação da Independência do Brasil, em 1822. O período também contou com a Academia de Direito do Largo de São Francisco, inaugurada pelo Imperador. A Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, foi fundada em agosto de 1890 e mais tarde se tornaria a quinta maior bolsa do mercado de capitais do mundo. É nessa época, também, que surge a Avenida Paulista, com todos os seus três quilômetros de extensão, para se tornar o coração da cidade. A primeira projeção cinematográfica aconteceu próxima à antiga Catedral da Sé. Fechando o período, o Museu Paulista – Museu do Ipiranga foi inaugurado em 7 de setembro de 1895.
  • 1900 – 1948

A primeira metade do século XX marcou a história da cidade em muitos aspectos, passando pela inauguração da iluminação elétrica, junto aos famosos bondes em 1900, seguido pela abertura do primeiro estádio, o Velódromo Paulistano. A criação da estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias, que hoje se tornou cartão postal e ponto turístico da cidade. Além de inaugurações como: a Pinacoteca, o primeiro museu de artes, o Teatro Municipal, que permitiu o acontecimento da Semana de Arte Moderna e o Aeroporto Campo de Marte. É durante essa fase que ocorre a Revolução Constitucionalista e a fundação da Universidade de São Paulo – USP. Já em maio de 1940, acontece a inauguração do Autódromo de Interlagos, seguida pela criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM.

  • 1951 – 1999

A primeira Bienal Internacional de São Paulo inaugura a segunda metade do século, que conta também com a inauguração do atual edifício do MASP. O ano de 1974 marcou o início da operações de metrô na cidade que nunca para e em 1984 acontecem as manifestações “Diretas Já”. O Memorial da América Latina, projeto de Darcy Ribeiro e arquitetura de Oscar Niemeyer, teve sua construção iniciada. Em 1999, o Centro Cultural Júlio Prestes foi inaugurado, o local abriga a Sala São Paulo, casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp.

  • 2004 – 2019

No ano de 2004 acontece a Inauguração do Museu Afro Brasil, a primeira edição da famosa Virada Cultural acontece logo depois, além da  fundação Museu da Língua Portuguesa. A visita do Papa Bento XVI, em maio de 2007, foi acompanhada de uma missa no Campo de Marte para cerca de um milhão de fiéis. A Ponte Estaiada, outro cartão postal da cidade e um marco na arquitetura nacional, foi inaugurada na mesma época. As manifestações de junho de 2013, marcaram a historia da politica brasileira. No ano seguinte, acontece a inauguração da Arena Corinthians e do Museu da Imigração. A Japan House, o Instituto Moreira Sales e a ciclovia da Avenida Paulista, surgem apenas entre os anos 2015 e 2017. Em 2019, a cidade contou com a expansão do monotrilho.

Muito mais que grandes eventos e inaugurações, São Paulo é lar de milhões de momentos únicos, de todos que passaram por ela. De Pinheiros ao Tucuruvi, da Lapa até Itaquera, essa história ainda está sendo escrita todos os dias, por todos nós.