Trump defende corrida armamentista

Corrida armamentista é proposta por Trump em entrevista à emissora norte americana

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito dos EUA Donald Trump declarou em sua conta no Twitter que “Os Estados Unidos devem fortalecer e expandir fortemente sua capacidade nuclear até que o mundo caia em si em relação às armas nucleares”.

Posteriormente, nesta sexta-feira (23), Trump decretou que os EUA devem investir em uma corrida armamentista, em entrevista por telefone à rede MSNBC, ao esclarecer seu tuíte do dia anterior.

Tuíte de Donald Trump, quinta-feira (22)
Tuíte de Donald Trump, quinta-feira (22)

A afirmação de Trump à emissora MSNBC contradiz o famoso discurso do presidente Barack Obama em Praga em 2009, que pediu ao mundo a eliminação das armas nucleares. No entanto, a alegação do eleito presidente corresponde à sua resposta ao ser questionado sobre sua prioridade para a “tríade” nuclear durante os debates da campanha à presidência, defendendo que “o poder, a devastação é muito importante”.

O Pentágono, sede de Defesa dos Estados Unidos, pretende modernizar a base de sua tríade de ataque nuclear, que inclui os mísseis balísticos intercontinentais, os submarinos e os bombardeios, sendo que, os EUA contam com um armamento de cerca de 7 mil ogivas nucleares, ou seja, 7 mil armas nucleares menores e mais versáteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *