Último show do Black Sabbath foi em São Paulo
O céu paulista chorou a despedida da banda percussora do movimento Heavy Metal
No último domingo, dia 4 de dezembro, a banda inglesa de heavy metal, Black Sabbath, realizou no estádio do Morumbi o último show de sua história, encerrando assim, a turnê The End.
Os céus choraram na noite de domingo em São Paulo, um momento um tanto quanto poético. A despedidas de uma das maiores bandas da história do metal britânico foi marcada por fortes pancadas de chuva, que tiveram início logo na terceira música da apresentação. Entretanto as enxurradas não desanimaram nem por um segundo os fãs.
O show do Black Sabbath teve início às 20h e 30min, e foi antecedido pelas apresentações da banda norte-americana, Rival Sons, e a brasileira Doctor Pheabes, que durante sua performance, prestou homenagem ao clube Chapecoense.
O grupo formado pelo vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o único membro não original, o baterista Tommy Clufetos, trouxe para o público brasileiro nada mais do que era esperado, grandes clássicos da banda, sem nenhuma música do substituto de Ozzy, Dio.
A apresentação começou com a música que leva o nome da banda. Oito hits se passaram e logo ao final de N.I.B, o público desfrutou de um incrível solo de baixo, proporcionado por Butler, em seguida veio um sucesso do álbum Paranoid, Rat Salad, que antecedeu um surpreendente solo de bateria para introduzir nada menos do que um dos maiores sucessos do conjunto, Iron Man. A música de encerramento foi Paranoid.
A saída do estádio foi bastante complicada. Falta de sinalização, organização e dificuldade de acesso ao transporte público, levaram à uma demorada dispersão do público presente no evento.