Marketing digital

O marketing digital já está entre nós há cerca de 20 anos, mas afinal, é “tipo internet”?

Por Mattheus Gonçalves

A maior parte dos investimentos hoje em dia são direcionados para área de relacionamento com o cliente, e essa é a principal função do marketing digital: aproximar o consumidor da marca, engajá-lo e mantê-lo interessado. O digital quer colocar o consumidor como a peça mais importante da comunicação (e é assim que deve ser).

“O que eu ganho com isso?” Mais pessoas falando e compartilhando sobre a sua marca, fidelidade, recall, mind share… coisas decisivas na hora da compra. Não, o marketing digital não é feito para gerar vendas, mas sim interesse para que futuramente isso se converta em lucro.

Inbound Marketing (ou Marketing de Conteúdo) é o fator de sucesso de uma marca no digital. As pessoas buscam conteúdo interessante e que transmita identificação, assim as pesquisas definem o público alvo e seu comportamento.

SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias traçadas para otimizar páginas ou sites para que sejam melhor identificados pelas ferramentas de busca. O objetivo é melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca.

A publicidade que você vê em meio off-line, também estará no online. Hoje em dia é muito mais fácil uma pessoa ver um anúncio em alguma rede social, do que na internet, e isso fez com que os gastos em publicidade para o meio digital aumentasse absurdamente nos últimos cinco anos.

Dois fatores importantes quando pensamos em marketing digital são o meio mobile e conteúdo de qualidade. O mobile domina maior parte dos acessos nas redes sociais, por conta disso muitas das campanhas são focadas no digital. Anunciando nas redes sociais temos ferramentas que avaliarão o comportamento do consumidor e mensurarão o engajamento da campanha. As redes sociais são também onde encontramos os insights através do monitoramento e pesquisa, analisando cada detalhe, desde comentários e alcance até hashtags e interação.

O digital acompanha a era que vivemos, do imediatismo. O Instagram e Snapchat são provas disso. A despreocupação nas postagens do Snapchat fez com que o número de usuários crescesse cada vez mais, e o Instagram não ficou dormindo, lançou uma função semelhante ao “snap” onde uma publicação também fica por um período de tempo. As marcas cada vez se engajam mais no Snapchat, promovendo eventos e filtros – que são tendência no momento. Temos como exemplo o filtro da Gatorade e Tacobell no Superbowl.

As vantagens do digital é interação em tempo real, métricas e monitoramento, segmentação e claro, o mais importante, relacionamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *