A grande festa do futebol sul-americano

No próximo sábado (30), Palmeiras e Santos decidem a final da Taça Libertadores de 2020. A final, que será a terceira entre equipes brasileiras na história, acontecerá no Maracanã às 17h e garantirá ao vencedor uma vaga no Mundial de Clubes, no Catar. Para te preparar para essa partida que promete ser histórica, o Portal WHIZ traz algumas das principais curiosidades do mais importante torneio de clubes da América do Sul.

A sua origem

A primeira edição do campeonato aconteceu em 1960, com apenas 7 equipes e foi vencida pelo Peñarol (URU). Durante cinco anos, o torneio se chamou Copa dos Campeões da América e apenas foi rebatizado em 1965, quando passou a se chamar Copa Libertadores da América.

O Peñarol em 1960, a primeira equipe a conquistar a América/ Foto: Site da Conmebol

Os maiores campeões

Em sua longa trajetória, a Libertadores teve algumas equipes que venceram várias edições. O maior campeão é o Independiente (ARG), que venceu o torneio sete vezes. Em seguida há o Boca Juniors (ARG), seis vezes campeão, o Penãrol, cinco vezes, e o River Plate (ARG) e o Estudiantes (ARG) quatro vezes. No Brasil, Santos, Grêmio e São Paulo são os maiores vencedores, com três títulos cada.

O esquadrão responsável pela 7ª Libertadores do Independiente

Os maiores artilheiros

Grandes craques passearam nos gramados da Libertadores. Alberto Spencer, atacante equatoriano que fez história no Peñarol na década de 1960, é o maior goleador da história do torneio com 54 gols. No Brasil, Luizão é o maior artilheiro da competição, com 29 gols e ocupa a 6ª colocação no ranking geral.

Alberto Spencer nos tempos de Peñarol

As maiores goleadas

A maior goleada já presenciada no campeonato aconteceu em 1970, com uma vitória do Peñarol por 11 a 2 sobre o Valência, da Venezuela. O histórico Santos, de Pelé, tem um dos resultados mais impressionantes da competição, com uma vitória de 9 a 1 sobre o Cerro Portenõ (PAR) em 1962.

Pelé em partida válida pela Copa Libertadores/ Foto: Santos FC

A Libertadores feminina

Em 2009, aconteceu a primeira edição feminina do torneio, com 16 equipes e conquistada pelo Santos. O Brasil domina esse campeonato, já que o maior vencedor é o São José, com três títulos, seguido por Corinthians e Santos, com dois títulos cada um. A edição de 2020 da Libertadores feminina, que foi suspensa devido à pandemia de COVID-19, vai acontecer entre os dias 5 e 21 de março de 2021, na Argentina.

São José, equipe tricampeã da Libertadores feminina/ Foto: Acervo Museus de Esportes SJC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *