Processed with VSCO with preset

A juventude na indústria da moda

Jovem e moderna, marca de luxo Miu Miu impulsiona nova perspectiva da alta moda na atualidade

A temporada 2021 de premiações do cinema e da música norte-americana destaca-se com o novo formato do estimado tapete vermelho. Os tradicionais trajes da alta-costura marcaram presença, porém a mais recente marca de luxo Miu Miu revelou-se promissora pelos nuances joviais e fascinantes da moda.

O retrato da espontaneidade e criatividade de Miuccia Prada traduz a fuga da estética tradicional e criação de uma essência de emancipação e liberdade. A marca surgiu em 1993 como uma segunda linha da grife italiana, Prada, e é reconhecida até hoje por sua independência e traços da nova geração em suas coleções.

Larissa Russo, profissional de comunicação em moda na agência LR MEDIA, acredita na tendência das marcas ampliarem os seus grupos, e consequentemente os seus consumidores. “A Miu Miu surgiu para suprir duas necessidades. Além de ser uma marca mais jovem dentro do grupo da Prada, ela é mais acessível”, completou. A estratégia atrai os olhares de grandes marcas consolidadas na indústria, uma vez que facilita a geração de lucro.

Alguns exemplos de marcas prêt-à-porter, ou seja, pronto para vestir, que já fazem isso no mercado da moda, é a Isabel Marant. A empresa trabalha simultaneamente com sua submarca, Isabel Marant Étoile, em coleções similares, porém de uma forma revisitada e mais acessível.

A aparência da Miu Miu nas mídias sociais definitivamente consolidou a influência da marca na juventude tecnológica. Em diversos lugares do mundo e principalmente nas diferentes regiões do Brasil, é possível encontrar personalidades que carregam o perfil da Miu Miu.

Larissa diz que embaixadores são outra tendência de comunicação que fortalece sua visibilidade. Não somente grandes artistas e celebridades, como também micro influenciadores. Ambos criam um vínculo de identificação do público em cada nicho, ou localidade, e logo trazem reconhecimento, notoriedade e prestígio à marca.

#MiuMiuFW21 via @manugavassi

Com a pandemia do Covid-19 e o cancelamento das tradicionais semanas de moda, as marcas de luxo se reinventaram com narrativas em seus desfiles. A criação de produções cinematográficas das coleções, gravação dos bastidores e o trabalho com artistas e criadores de conteúdo valorizaram ainda mais a identidade da Miu Miu.

“A essência jovem da Miu Miu é o que move todo seu poder de se reinventar. Ela é divertida e ao mesmo tempo pensante e atual”, disse a estilista e fundadora do brechó House of Pechincha, Danniela Martins. O visual feminino contemporâneo combina diferentes intenções, sonhos e realidades, o que alcança diferentes personagens. A dualidade da força e fragilidade, coragem e incerteza são traduzidos na mistura de texturas, estampas, formas, cores e sobretudo, um olhar ao passado.

Danniela conta que o vintage nunca esteve tão em alta, e cita um projeto surpreendente da Miu Miu. Upcycled, uma cápsula de 80 vestidos únicos, remodelados a partir de peças vintage, adquiridas em brechós, quebra um grande paradigma das grifes reaproveitarem peças uma vez consideradas obsoletas. “Une a sustentabilidade e a moda de uma maneira única. Dá um exemplo de que é possível criar um desejo e uma experiência de compra de luxo, mesmo que a peça já tenha sido utilizada”.

Foto: (Divulgação)

O movimento de transformação acontece diariamente neste mercado gigantesco e tão diverso. A Miu Miu está em uma posição para impulsionar essas mudanças, e principalmente direcionar questões a forma em que os jovens pensam atualmente. Segundo Danniela, quem não se posicionar a essas mudanças, ficará ultrapassado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *