A MPB de cara nova

Como o sucesso do Tik Tok ajudou na popularização da música popular brasileira 

A rede social, que alcançou em setembro um bilhão de seguidores ativos por mês, tem sido palco para o crescimento de diversos artistas. No cenário mundial, o Tik Tok deu muita visibilidade para cantores como Lil Nas X, Megan Thee Stallion e Doja Cat – que até lançou o clipe de “Streets” em homenagem a trend do app. Chegando no Brasil não foi diferente, diversos artistas usaram essa rede social para se promover e acabaram estourando com os chamados challenges e “dancinhas” que já são tradição no Tik Tok.

Como a plataforma facilita a criação de áudios próprios e vídeos autorais, muitos artistas escolheram migrar para a plataforma, a fim de divulgar suas músicas. Com isso, surgiu um movimento grande de cantores e compositores no aplicativo, abrindo espaço, assim, para um novo público e novos tipos de conteúdo. Um exemplo foi o desafio da música “X” de Ana Gabriela, que consistia em gravar um vídeo respondendo as perguntas da letra da canção todos os meses do ano para ver se a resposta mudava.

Além disso, a música “Por Supuesto” de Marina Sena foi um dos últimos sucessos da plataforma – ela já conta com mais de 182 mil vídeos sobre diversos temas. O êxito foi tanto que o hit entrou no Top 50 de músicas mais tocadas no Brasil. A cantora contou em entrevista para o G1 que tinha expectativa de que o álbum fosse um sucesso, mas ela não esperava por tanto. A mineira ainda completou dizendo que só tem a agradecer o fato das pessoas terem viralizado e compartilhado tanto sua música no Tik Tok.

Marina, Ana Gabriela, Julio Secchin, Clarissa e Carol & Vitória são alguns exemplos de cantores que tiveram suas músicas viralizadas no aplicativo. A estudante Isadora Martins de Vasconcellos, 19 anos, conta que usa o Tik Tok todo dia e que já conheceu diversas canções por meio da plataforma. “Eu gosto de ver as trends e as novas músicas, inclusive até baixo algumas, gosto bastante de ver as dancinhas que o Tik Tokers fazem”.

O cantor e compositor, Lucas Nogueira Fraga, analisa a explosão do MPB na geração atual como: “Muito por conta da maneira rápida de consumir, que quebrou um bloqueio com a MPB. E o estilo, tendo sua oportunidade, se prova tão encantador quanto se mostrou para os “jovens do passado”. Lucas afirma que a música brasileira é linda e transcende limitações de idade e gerações.

Ele finaliza fazendo um comentário sobre o crescimento desse estilo musical dentro da plataforma de vídeos: “O Tik Tok é o reflexo direto da nossa maneira de consumir. Tudo precisa ser rápido, muito atrativo e acabar logo, e isso não é nenhum demérito, a informação se adequa ao meio que pode ser propagada.” O cantor ressalta a importância de apresentar o “universo musical” para o público jovem do Tik Tok. “Depois que esse universo é apresentado, é só deixar na mão da música, ela encanta e arrebata, não importa se é reproduzida em vídeos de 30 segundos, clipes de 5 minutos ou um álbum inteiro de meia hora, basta ouvir o resto é consequência inevitável.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *