A sétima arte que imita a vida

 

O glamour dos anos 1970- 80 e a vida de estrelas da música sempre chamaram a atenção do público. Os segredos dos bastidores e as vantagens de ser parte de uma elite musical foram abordados em alguns filmes no decorrer dos últimos anos.

 

  1. The Runaways – Garotas do Rock (2010)

 

O filme conta a história da banda The Runaways, famosa por ser composta somente de mulheres em um momento em que o Rock era formado majoritariamente por homens. Protagonizado por Kristen Stewart, como Joan Jett, e Dakota Fanning, como Cherrie Currie, o longa conta a história conturbada das mulheres da banda e de seus desafios para atingir o sucesso, além das consequências da fama para cada uma delas.

 

 

2. Bohemian Rhapsody (2018)

 

 

O filme fez muito sucesso no ano passado por narrar a história da lendária banda Queen e contar um pouco dos bastidores e da trajetória do grupo. Muito premiado, Bohemian Rhapsody levou o Oscar de melhor ator para Rami Malek, melhor edição e trilha sonora. O filme gerou muitas polêmicas pela forma que lidou com determinados assuntos da história dos membros do conjunto.  Apesar disso, movimentos corporais ensaiados e horas de pesquisas de imagens deram resultados impressionantes. O longa tem uma das melhores cenas com a reprodução fidedigna da memorável apresentação do grupo no Live Aid de 1985, um show em prol do fim da fome na Etiópia.

 

3. The Dirt: Confissões de Mötley Crüe (2019)

 

Original da Netflix, o filme é a versão cinematográfica da biografia de mesmo nome da banda Mötley Crüe. Famosa nos anos 1980 por seu estilo ‘’glam rock’’, o conjunto participou ativamente da produção do filme e, por esse motivo, demorou anos para aceitar a versão audiovisual de seu livro. Apostou em nomes atuais como Douglas Booth e Colson Baker (mais conhecido como seu trabalho como o rapper MGK) de forma a  se aproximar do público jovem. O longa estreou na plataforma em março deste ano e já gerou inúmeras controvérsias por partir de um ponto de vista estritamente masculino e pela forma na qual as mulheres da vida dos integrantes da banda foram representadas.

 

 

4. Rocketman (2019)

 

Do mesmo diretor de Bohemian Rhapsody, Dexter Fletcher, o filme estreou nesta quinta-feira e conta a história de Elton John, pela atuação de Taron Egerton. O músico ficou muito próximo da produção e  do protagonista, fazendo apresentações juntos para promover o filme, como na festa para assistir ao Oscar. Além disso, os atores se mostram extremamente apegados uns aos outros e ao resultado de meses de gravações. O longa promete ser baseado em uma ‘’fantasia real’’ e não tem medo de tocar em assuntos delicados na vida do artista, como seus vícios.

 

Seguindo essa onda, outros nomes como David Bowie, Boy George, Lynyrd Skynyrd e Journey aparecem como produções futuras. Filmes como esses, deixam nossas expectativas elevadas para a manutenção de legados marcantes e para a visão das novas gerações de ícones musicais como esses.