Celebrações ao redor do mundo

Descansar, passear ou festejar: essas são algumas maneiras de curtir o tão esperado feriado. Natal e Ano Novo, por exemplo, são comemorações que param o mundo inteiro. Mas, nem toda data comemorativa é igual em todos os países. Confira alguns feriados e celebrações internacionais que não existem no Brasil:

Festival do Barco do Dragão

Foto: STR / AFP / CP

Há mais de dois mil anos o chamado Duan Wu, conhecido como Festival do Barco Chinês, é festejado em todo quinto dia do quinto mês, de acordo com o calendário lunissolar da China. A data é um feriado nacional e faz uma homenagem ao poeta Qu Yuan, que se lançou ao Rio Milou quando as tropas inimigas invadiram o seu reino. Pela tradição milenar, são jogados no rio bolinhos de arroz enrolados em folhas de bambu, chamados de zongzi, para simbolizar que o corpo do poeta não seja devorado pelos peixes. Além da famosa competição do barco do dragão.

Festa do Sol

Foto: Heinz Plenge Pardo/Promperú, Divulgação/Promperú

Há cerca de seis séculos é celebrada uma das tradições Incas mais importantes do Peru: o Inti Raymi, que significa “Festa do Sol”. A comemoração é uma reverência ao Deus Inti, ou seja, o Deus do Sol, na qual em épocas passadas marcava o início de um novo ciclo de acordo com o calendário Inca. Hoje, o festival da antiga capital do Império Inca, Cusco, costuma acontecer no dia 24 de julho, e é uma forma dos cusquenhas preservar as tradições de seus ancestrais.

Dia da Liberdade

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Joanesburgo (África do Sul) – Eleições 2014 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Após décadas violentas e racistas da opressão e segregação racial do Apartheid, o dia 27 de abril de 1994 foi um marco para a África do Sul com a posse de Nelson Mandela. A comemoração do feriado nacional relembra o momento histórico das primeiras eleições democráticas no país e das lutas da população preta por respeito, justiça, igualdade racial e de gênero e muitas outras discriminações.

Dia da Bastilha

Foto: REUTERS / Pascal Rossignol

A Festa Nacional Francesa, também conhecida como Dia da Bastilha, é um feriado nacional do dia 14 de julho. No mesmo dia do ano de 1789, a Queda da Bastilha foi um episódio histórico para o país e um marco para a Revolução Francesa. A comemoração nacionalista conta com desfiles na avenida Champs Élysées, em Paris, e uma queima de fogos diante da Torre Eiffel.

Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day, em inglês, é uma data fortemente comemorada nos Estados Unidos. O feriado tem o intuito de expressar agradecimentos pelos bons acontecimentos e pela colheita ao longo do ano. Toda quarta quinta-feira do mês de novembro o dia é celebrado entre famílias com grandes banquetes, no qual o símbolo da data é o peru recheado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *