O outro lado do sucesso

Conheça mais sobre o universo das músicas que fazem sucesso na época da folia

Vai chegando o Carnaval e eles despontam em todas as plataformas, sendo a trilha sonora oficial da folia e marcando gerações. Geralmente, são músicas chicletes e se caem na boca do povo, ninguém tira. E quando elas fazem sucesso? Mudam a carreira de qualquer artista, trazendo uma grande notoriedade. Abram alas para os hits de Carnaval!

A preparação dos artistas para  essa época do ano começa muito antes do clima da folia se instaurar na população. Mari Antunes, atual vocalista do Babado Novo, conta que o momento que antecede a folia é bastante agitado: “O período é bem intenso. Dá um frio na barriga e, por mais que a gente tenha na cabeça um plano de como é, na hora tudo muda”.

Durante o processo de escolha da música de trabalho durante o Carnaval, Mari explica que isso varia de artista para artista, mas que, no caso dela, a preocupação é com o público. “Nós pensamos muito no povo. Acho que tem que ser uma música mais para cima, que tenha dança, coreografia. Então, a gente destrincha esses pontos até encontrar a música que pode cair no gosto da galera”, afirma.

Para a vocalista, “não existe uma fórmula (para que a música faça sucesso), mas se tiver o reconhecimento do público, aí sim, já virou hit”. Perguntada se há alguma cobrança para que a composição faça sucesso, ela diz: “Eu não encaro com uma pressão, uma cobrança, mas sim como algo que vai nos agregar”.

Em 2018, “Elas Gostam (Popa da Bunda)”, parceria do grupo ÀTTØØXXÁ com Psirico, foi eleita a música do Carnaval de Salvador, no Troféu Bahia Folia. Somando todas as visualizações nas páginas do FitDance no YouTube, a música chega a quase 75 milhões de views. OZ, vocalista e baterista do grupo, afirma que para produzir um hit de Carnaval, é preciso usar o coração: “Quando você faz uma música com o coração e quer passar uma mensagem bacana, a música já se torna um hit para mim só pela ideia e a forma que é feita. Para mim, uma música que toca no coração é um hit”.

O grupo universitário DH8 se prepara para seu primeiro Carnaval. No ano passado, a banda lançou seu hit, “Sei Sei (Tô Ligado), e vem esperançosa para a folia de 2019. “A expectativa altíssima. Toda a banda é de Salvador e a gente sempre gostou muito de Carnaval. A gente valoriza muito. Ao mesmo tempo que é uma realização de um sonho, nós queremos ir para cima. Estamos com vontade de fazer valer lá, vai ser massa”, conta Gustavo Camera, vocalista do DH8.

Mesmo com menos de um ano de existência e com as dificuldades de ser uma banda universitária, o DH8 comemora o sucesso da música, principalmente entre os jovens. Além disso, artistas consagrados como Tuca Fernandes e Claudia Leitte já gravaram vídeos cantando “Sei Sei”. Vendo toda essa repercussão positiva, Gustavo se sente com dever cumprido. “Nos preocupamos muito em fazer uma música que a galera fosse cantar, e hoje, vendo essa repercussão, bate um pouco do sentimento de missão cumprida. ‘Po, a galera tá gostando’. Eu fico muito feliz. Nos shows, cada vez mais eu vejo mais gente cantando”.

E é justamente o fato da “galera” começar a cantar a música que a torna  um hit de Carnaval. “Quando a música cai no gosto da galera, aí é só alegria. Na verdade, é um retorno, um reconhecimento de um trabalho árduo, de abdicações, das escolhas. Enfim, é um presente para o artista, sem dúvida. Não tem preço”, conclui Mari.

E para você, o que a música precisa para ser um hit de Carnaval?

Foto: Reprodução

Confira nossa playlist para você entrar no clima da folia: