A grande festa do futebol sul-americano
No próximo sábado (30), Palmeiras e Santos decidem a final da Taça Libertadores de 2020. A final, que será a terceira entre equipes brasileiras na história, acontecerá no Maracanã às 17h e garantirá ao vencedor uma vaga no Mundial de Clubes, no Catar. Para te preparar para essa partida que promete ser histórica, o Portal WHIZ traz algumas das principais curiosidades do mais importante torneio de clubes da América do Sul.
A sua origem
A primeira edição do campeonato aconteceu em 1960, com apenas 7 equipes e foi vencida pelo Peñarol (URU). Durante cinco anos, o torneio se chamou Copa dos Campeões da América e apenas foi rebatizado em 1965, quando passou a se chamar Copa Libertadores da América.
Os maiores campeões
Em sua longa trajetória, a Libertadores teve algumas equipes que venceram várias edições. O maior campeão é o Independiente (ARG), que venceu o torneio sete vezes. Em seguida há o Boca Juniors (ARG), seis vezes campeão, o Penãrol, cinco vezes, e o River Plate (ARG) e o Estudiantes (ARG) quatro vezes. No Brasil, Santos, Grêmio e São Paulo são os maiores vencedores, com três títulos cada.
Os maiores artilheiros
Grandes craques passearam nos gramados da Libertadores. Alberto Spencer, atacante equatoriano que fez história no Peñarol na década de 1960, é o maior goleador da história do torneio com 54 gols. No Brasil, Luizão é o maior artilheiro da competição, com 29 gols e ocupa a 6ª colocação no ranking geral.
As maiores goleadas
A maior goleada já presenciada no campeonato aconteceu em 1970, com uma vitória do Peñarol por 11 a 2 sobre o Valência, da Venezuela. O histórico Santos, de Pelé, tem um dos resultados mais impressionantes da competição, com uma vitória de 9 a 1 sobre o Cerro Portenõ (PAR) em 1962.
A Libertadores feminina
Em 2009, aconteceu a primeira edição feminina do torneio, com 16 equipes e conquistada pelo Santos. O Brasil domina esse campeonato, já que o maior vencedor é o São José, com três títulos, seguido por Corinthians e Santos, com dois títulos cada um. A edição de 2020 da Libertadores feminina, que foi suspensa devido à pandemia de COVID-19, vai acontecer entre os dias 5 e 21 de março de 2021, na Argentina.