Bazar das Poderosas ajuda mulheres trans a recuperarem a autoestima
Foto: Reprodução
Em um mundo em que são excluídas da sociedade, o Bazar mostra que existem anônimos dispostos a ajudar mulheres trans
Uma loja com araras improvisadas, mas com muita vontade de fazer o bem para as pessoas, essa é a ideia do “Bazar das Poderosas”, uma loja que embora abra apenas uma vez por ano, faz sucesso pelo mundo trans. Idealizada pela jornalista Cinthia Gomes, quando notou as dificuldades enfrentadas por essas pessoas devido à situação de exclusão pelo preconceito vindo por parte da sociedade. Pensando nisso, Cinthia pediu para amigos doações de roupas, acessórios, maquiagens e calçados no lugar de presentes para ela.
Em Julho de 2016, o Bazar das Poderosas surgiu em São Paulo, no Centro de Referência da Diversidade (CRD), um órgão que presta auxílio à comunidade LGBT. O Bazar fez sucesso, e Cinthia pôde conhecer melhor o perfil da comunidade trans, que vivem em situação de rua, vulnerabilidade social, se prostituem ou se prostituíram em algum momento da vida.
De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), 90% das mulheres trans e travestis no Brasil se prostituem. Isso mostra que muitas enfrentam dificuldades de se encaixarem no mercado de trabalho, buscando uma alternativa na prostituição. Foi pensando nisso que para o evento desse ano, o CRD indicará trans para trabalharem na loja, que receberão treinamento além de um debate sobre inserir essa população no mercado de trabalho.
BAZAR DAS PODEROSAS
QUANDO: 29 de Julho
ONDE: Centro de Referência da Diversidade. Rua Major Sertório, 292, República
COMO AJUDAR: Doações de roupas, calçados e acessórios