Polícia faz ação na Cracolândia, porém usuários retornam para regiões próximas
Ação realizada no final de semana teve 38 presos e dispersão dos usuários
O final de semana foi marcado por tumulto na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Na manhã de domingo (21), a polícia realizou uma grande operação no local para prender traficantes e retirar os usuários, em sua maioria de crack.
O prefeito João Dória foi ao local após a ação e afirmou que a cracolância “acabou”. Prometeu uma série de medidas para melhorar a segurança no local. Câmeras de segurança serão instaladas para o monitoramento além do policiamento permanente.
Dória decidiu acabar com o programa “Braços Abertos” proposto pela gestão de Fernando Haddad. O projeto permite que os usuários tenham moradia em hotéis, três refeições diárias, oportunidade de emprego e uma renda diária de R$ 15, junto com isso o tratamento para o vício com acompanhamento. Os hotéis são demolidos e substituídos por moradias da iniciativa privada para uma futura reurbanização no local.
Entre os 70 mandatos de busca e apreensão que foram cumpridos, Fábio está entre eles. FB como era conhecido no mundo do tráfico estava em Caraguatatuba quando foi pego pela polícia. Era o responsável por abastecer o “mercado das drogas” na Cracolândia.
No dia seguinte, pela manhã, os usuários se concentraram em ruas próximas pela região, enquanto policiais faziam a segurança na Cracolândia. Pontos como a Alameda Rio Branco, Avenida Duque de Caxias e Rua Santa Efigênia tornaram-se palco das novas aglomerações de usuários de droga.