Qual o preço do Hype?
Segundo o dicionário Cambridge, Hype é algo que faz parecer mais importante do que realmente é, tendendo ao exagero. Mas hoje em dia essa palavra ganhou um novo significado. O vestuário que gera muito desejo por usar grandes marcas dá uma nova cara à palavra.
As influências desse movimento estão nos Estados Unidos e refletem até hoje nas grandes passarelas de todo o mundo. Não só nas passarelas como em redes socias, como Youtube. A febre de vídeos onde meninos e meninas mostram suas roupas e contam o valor gasto na peça viralizou nas redes sociais, dando visibilidade para o Hype no Brasil.
Uma das marcas que mais se escuta falar dentro desse contexto é a Off-White do designer estadunidense Virgil Abloh. Com uma pegada Streetwear, a grife conquista desde artistas como Kanye West até as ruas.
“As marcas que vem ganhando reconhecimento fazem com que outras marcas maiores já consagradas queiram trabalhar com elas. É o caso de parcerias com marcas de tênis, por exemplo. É como se uma coisa desse o aval de sucesso às outras. Mostrar que você entende e segue isso te leva a um reconhecimento. Isso acaba sendo importante para o jovem e sua autoestima” conta o professor de moda da Faculdade Santa Marcelina, Márcio Banfi.
Estar neste estilo de moda e comportamento, permitiu que um mercado informal surgisse. Estar nesse movimento, leva muito jovem a comprar mercadorias ilegais. Lojas de ruas e virtuais reproduzem peças icônicas como cinto Off-White, camiseta Gucci ou Supreme, tênis Balenciaga…entre outras que custariam milhares de reais.
“Esse representa um modismo exagerado. Existem dois lados, um lado de conseguir participar de um determinado grupo, fazer parte dele e um lado bastante ruim, de um gasto exacerbado de dinheiro” termina o professor.
A vontade de estar dentro desse novo visual e a grande influência dentro da internet leva esse público a buscar formas de se encaixar no que esta em alta ou até mesmo em grupos sociais. O Hype ultrapassou uma ideia de tendência e passou a ser comportamento e estilo de vida
Adorei o texto e é muito interessante refletir sobre esse assunto e nas consequências que ele traz