Resenha: O Estranho Mundo de Jack

Abóboras, chapéus pontudos e muito preto. Isso é Halloween. Popularizada no século XIX, o Dia das Bruxas é caracterizado pelas suas histórias de terror, travessuras e muito doce. Apesar de no Brasil não ser muito comemorado, o monopólio hollywoodiano nos ajuda a conhecer essa data tão histórica e suas tradições.

“Você provavelmente já se perguntou da onde vem essas festas (feriados), se não, já é hora de se perguntar”. É com essa frase que começa o filme “O Estranho Mundo de Jack”, lançado em 1993 e dirigido por Henry Sellick, mesmo criador de Coraline. Considerado um filme muito sombrio para crianças, a trama foi originalmente lançada pela Touchstone Pictures e, somente em 2006, a Walt Disney Pictures comprou os direitos autorais do longa.

Jack Esqueleto, vulgo Rei das Abóboras, mora na Cidade do Halloween e é o senhor dos sustos no Dia das Bruxas. Cansado da mesma mesmice, Jack decide se aventurar na floresta para não ter que lidar com as pessoas de sua cidade e suas comemorações de mais um Halloween bem sucedido. O que não esperava era que fosse encontrar uma clareira com portais para outros mundos desconhecidos.

A Cidade do Natal é pautada no espírito natalino que tanto conhecemos e Jack, ao se deparar com tantas cores, presentes e animação, decide sequestrar o Papai Noel e trazer o Natal para o seu mundo. Sua namorada, Sally, faz de tudo para impedi-lo, mas o rei do horror não se dá por vencido e vai até o fim com seu plano. Jack tinha tudo, era adorado em sua cidade, o melhor assustador de todos os tempos, e mesmo assim muda toda sua essência para ir atrás da felicidade.

No poema original de Tim Burton, havia somente três personagens na história toda: Jack, seu fiel companheiro Zero e Pai Natal (Papai Noel). Todos os outros personagens, como Oogie Boogie, Dr. Finklestein e até mesmo Sally foram criados para dar vida à animação.

“O Estranho Mundo de Jack” tem mais de 20 anos e mesmo assim continua atual. O filme, atualmente, está disponível no YouTube e é uma ótima aposta de maratona na noite de Halloween.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *