A Ascensão Triunfal de Taylor Swift: Da Country Girl à Indústria da Música

A trajetória excepcional de uma estrela pop que conquistou o mundo

A fama exorbitante de Taylor Swift na indústria musical, causa espanto e questionamento nas pessoas que não acompanham ou não conhecem a carreira da cantora. Mas, de fato, como Taylor se tornou uma das mulheres mais famosas e bem-sucedidas do mundo?
Taylor Alison Swift nasceu dia 13 de dezembro de 1989 na Pensilvânia, Estados Unidos. Aos 11 anos, Swift viajou até Nashville para distribuir fitas com suas canções para todas as gravadoras locais. Aos 16 anos, lançou oficialmente seu primeiro single, “Tim McGraw”, juntamente com seu primeiro álbum country que recebeu o nome da cantora. Tornando-se a primeira artista a compor e cantar um hit country número um.

Infelizmente, a carreira promissora de Taylor estremeceu com o “VMA – Music Awards” em 2009, quando o cantor Kanye West interrompeu o discurso de vitória da cantora, alegando que outra artista merecia o prêmio no lugar dela.

Passado o incidente, seus próximos álbuns de estúdio, “Fearless” em 2008, “Speak Now” em 2010 e “Red” em 2012, receberam inúmeras indicações, incluindo o MTV Video Music Awards, Teen Choice Awards e People’s Choice Awards. Contudo, o estopim da carreira de Taylor foi em 2014, quando lançou seu primeiro álbum inteiramente do gênero pop. O álbum que recebeu a data de seu nascimento “1989”, contou com singles mundialmente conhecidos como “Shake It Off”, “Blank Space” e “Wildest Dreams”. Consequentemente, no Grammy Awards de 2016, o álbum venceu em duas categorias: Melhor Álbum Vocal de Pop e Álbum do Ano. Nessa época, Taylor foi considerada por inúmeros críticos musicais como a “indústria da música”.

Entretanto, em 2016, a coroa de Swift foi arrancada definitivamente com a polêmica envolvendo novamente o cantor Kanye West e as diversas especulações sobre seus relacionamentos amorosos. A canção “Famous” de Kanye incluiu referências controversas à cantora, afirmando que ele teria feito a Taylor famosa. Porém, a cantora alegou que West não possuía autorização para citá-la na música, e logo em seguida, a até então esposa de Kanye West, a socialite norte-americana Kim Kardashian, divulgou uma gravação de vídeo na qual Taylor supostamente concordava com o seu nome sendo citado na música. Desse modo, os ataques sem precedentes nas redes sociais, chamando a cantora de “falsa”, “cobra” e “mentirosa” tomaram proporções gigantescas, levando a artista a completamente desaparecer da mídia por um ano inteiro.
Em 2017, Taylor retornou com o seu sexto álbum de estúdio “Reputation”, com uma estética completamente diferente da garota angelical e fofa que o mundo conhecia. As cores preto e dourado, junto com o animal cobra, compuseram essa era. O clipe de “Look what you made me do”, oficializou a volta da cantora ao mundo da música, o vídeo contou com diversas referências: como uma lápide simbolizando a reputação de Taylor, cobras espalhadas por todo o cenário e também, a canção apresentou uma letra com teor mais satírico e provocativo.

Durante a pandemia da Covid 19, Taylor lançou dois álbuns do gênero folk, “folklore” e “evermore”, que constaram com canções construídas a partir de uma narrativa de um universo inventado, contradizendo todos que diziam que a cantora apenas compunha músicas sobre a sua vida pessoal e seus relacionamentos. O álbum “folklore” ganhou em 2021 o prêmio de Álbum do Ano no Grammy Awards, atraindo portanto, uma multidão de fãs e se popularizando especialmente entre os jovens. Também em 2021, a canção de dez minutos “All too well” foi considerada a obra prima da cantora e ganhou o Grammy de melhor videoclipe.

Recentemente, seu álbum “Midnights” quebrou o recorde do Spotify como álbum mais escutado no dia de seu lançamento, dez de suas músicas ocuparam o top 10 da Billboard pela primeira vez na história e seu single “Anti-hero” se tornou a música da artista a ficar mais tempo no topo das paradas americanas. Com isso, sua atual turnê a “The Eras Tour”, que percorre por todos os seus álbuns, é considerada uma das maiores turnês da história e pode se tornar a mais lucrativa de todos os tempos. No Brasil, o alvoroço causado por Taylor, desencadeou filas virtuais com mais 2,5 milhões de pessoas e ingressos esgotados em apenas 30 minutos.

Taylor Alison Swift construiu uma brilhante carreira repleta de altos e baixos. Após o cancelamento e o afastamento da mídia, a cantora ressurgiu como uma fênix e mostrou que era capaz de transitar por diferentes gêneros musicais, escrever músicas com letras profundas e se conectar cada vez mais com os fãs. Conquistando, portanto, uma legião de admiradores, logo, o título de “indústria da música” é deveras merecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *