A vitrine do tapete vermelho

Não são apenas os filmes que são as celebridades na noite do Oscar, isso nós bem sabemos. Sempre tem aquela curiosidade sobre um ator ou atriz particular. E não só por causa dos prêmios que eles levaram, mas também sobre o que vestiram no tapete vermelho. Os impactos do evento sobre o universo da moda vão muito além de apenas uma noite.

Existe todo um trabalho com a imagem do artista na premiação. O que ele veste ou deixa de vestir constrói sua personalidade pública. Se para os atores é bom que sejam vistos com roupas de grife como Dior ou Prada, para as marcas é melhor ainda. Ter uma celebridade ganhadora dos prêmios da noite usando suas peças é a melhor publicidade que elas poderiam ter. Na verdade, pode ser melhor ainda se a pessoa fez algo extravagante ou inusitado durante a cerimônia, como tropeçar em seu enorme e lindo vestido Dior e cair nas escadas ao receber o Oscar, como fez Jennifer Lawrence, em 2013.

Foto: Reprodução

A relação da moda com o Oscar é antiga, mas apenas recentemente que as marcas perceberam seu grande poder publicitário. Nas três primeiras décadas do prêmio, quem vestia as atrizes eram os próprios figurinistas dos filmes, porque a tradição era fazer uma peça inspirada na personagem interpretada. Quem deu início à prática foi Norma Shearer, em 1931, ganhadora do Oscar com o filme “A Divorciada”. No entanto, as atrizes não tinham poder de decisão sobre suas roupas, a escolha ficava à cargo dos produtores.

Foto: Reprodução

Foi por volta da década de 1950 e 1960 que começaram a contratar seus estilistas particulares. Uma delas foi Audrey Hepburn, a estrela de “Bonequinha de Luxo”. Ela fazia questão de ser vestida apenas pelo estilista francês Hubert de Givenchy, nos eventos e até mesmo nos filmes que fazia.

Porém, foi na década de 1990, quando a premiação começou a ganhar maior visibilidade, que a batalha das grifes pelas atrizes mais bem cotadas começou. Giorgio Armani foi o primeiro estilista a oferecer suas peças para as principais celebridades vestirem no evento. Na época, as roupas usadas no tapete vermelho vinham das últimas coleções apresentadas nos desfiles de moda que acontecem semanas antes da premiação – como a Semana da Moda de Londres e de Milão. Então quem acompanhava esse universo podia até ter uma ideia do que as celebridades iriam usar.

Em 1997, um novo elemento foi inserido na relação dos estilistas com as atrizes: o personal stylist. A primeira parceria foi firmada entre Nicole Kidman e L’Wren Scott. O stylist atua como um consultor de moda e é o responsável por adequar a personalidade ou imagem que a atriz quer passar com os modelos oferecidos pelos estilistas. Hoje, os próprios estúdios contratam os stylist para vestir suas estrelas. Um exemplo de como o trabalho deles impacta a figura da atriz é o caso de Lupita Nyong’o, atriz de “12 anos de escravidão”. Sua atuação fora fantástica e a queniana tinha tudo para se tornar uma celebridade, então sua stylist, Micaela Erlanger, fez um trabalho cuidadoso com a imagem da atriz, para garantir que ela se destacasse em todos os eventos. Foi muito bem sucedido e seu ápice foi quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com um vestido Prada azul, um dos mais memoráveis da premiação.

Foto: Reprodução

Hoje, porém, é mais difícil dar palpites sobre como será a roupa das celebridades, porque em 2007, Nicole Kidman deu início a uma nova mania: usar roupas desenhadas exclusivamente para a ocasião. Dessa forma, o tapete vermelho tornou-se um complemento das passarelas, um lugar para as grifes, além de fazerem propaganda, apresentarem novos modelos para o mundo.

Foto: Jordan Strauss

Um vestido brilhante e chamativo já é bom, mas melhor ainda se ele passar alguma mensagem ou tiver alguma referência, como fez Lady Gaga, na cerimônia de ontem do Oscar 2019. A cantora e ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original usou um vestido preto da grife Alexander McQueen e luvas que remetem diretamente à Andrey Hepburn, além do “Diamante Tiffany”, avaliado em US$30 milhões, usado pela última vez quando em 1962, pela atriz nos pôsteres de divulgação de “Bonequinha de Luxo”.  E aí, quais outras roupas e atrizes mais chamaram a sua atenção na cerimônia?

Foto: AFP