Air Jordan: A trajetória de um atleta contada pela moda

Os tênis que ganharam o coração do público nos anos 80 e se mantém em evidência até os dias atuais

Moda e esporte passaram a ter uma relação mais próxima quando a Nike lançou o primeiro tênis da linha “Air Jordan” em 1985. Mesmo que no começo de sua carreira, Michael Jordan realizou uma parceria com a empresa que mostra bons resultados até os dias de hoje. “A Air Jordan acabou se tornando uma marca muito grande, do mesmo jeito que o atleta se tornou também. Isso é uma leitura muito boa que a Nike faz. Ela costuma ser boa em prospectar atletas para patrocinar”, comenta Édson Castro, jornalista e apresentador do canal Manual do Homem Moderno.

Com as cores do Chicago Bulls, o primeiro produto da linha foi um sucesso de vendas, mas desagradou os responsáveis pela realização da NBA, que proibiram o uso do tênis nos jogos oficiais, pois desobedeciam o esquema de cores usado pela liga. Fora das quadras, a popularidade foi alta e as receitas da empresa atingiram milhões durante o primeiro ano de vendas.

                                                             Nike Air Jordan 1

“A importância da linha é ela ter criado um mercado novo. Depois disso tivemos Ronaldo e Neymar na Nike, mas não teríamos metade do marketing esportivo que temos hoje em dia se não tivesse a linha do Jordan”, diz Édson. O atleta se tornou uma marca dentro da empresa, com mais de 25 modelos de tênis sendo produzidos ao longo dos 35 anos que se seguiram. Feito que proporcionou não só contratos milionários ao jogador, mas foi um marco para a visibilidade negra dentro de ambas as indústrias, de moda e esportiva.

NIke Air Jordan 9 – Baseball stylle

A linha acompanhou a carreira do astro do basquete, e cada tênis marca uma fase dessa história. Como o Nike Air Jordan 9 que, em 1994, simbolizou a entrada de Michael no mundo do baseball, após sua aposentadoria temporária no basquete. Já em 1995, após seu esperado retorno às quadras, a décima edição foi lançada acompanhada do título “The Legacy Continues” e trazia também uma pequena linha do tempo de feitos do atleta.

Nike Air Jordan 10 – Linha do Tempo

O ano seguinte contou com um dos modelos mais populares, impulsionado pela quarta vitória do Chicago Bulls, mas também pela linha ter sido imortalizada nas telas com o filme Space Jam. Sendo fã ou não do jogador, após o filme todos conheciam seus tênis. 

Air Jordan 11 – Space Jam

Èdson conta que seu primeiro contato com os produtos foi através do filme, mas hoje tem outro modelo preferido: “Meu favorito é o Jordan 1 Retro High Off-White Chicago. É uma das minhas edições favoritas, porque é muito icônico pra quem gosta de moda conseguir ver algo tão marcante e emblemático, que você bate o olho e sabe que é um Jordan. É incrível essa combinação de trabalhos”.

Jordan 1 Retro High Off-White Chicago

Em 2003, a edição de número 18 marcou a última temporada de Jordan, mas os lançamentos continuam, incluindo a mais recente parceria com o artista Travis Scott. “O maior mérito pra mim é essa mescla, ele simboliza a cultura hip hop, o basquete, a high fashion e a cultura do sneakerhead. É um ícone híbrido que praticamente juntou todas as tribos ao redor de um tênis”, conclui o jornalista. Com o passar dos anos, os produtos ganharam novos designs, novas tecnologias, mas todos fizeram parte da era Michael Jordan.