Dia Internacional da Pizza: saiba mais sobre a história e curiosidades dessa delícia

O Dia Mundial da Pizza é comemorado hoje e essa massa tão querida por todo o mundo traz muita história

Embora tenham sido os italianos que incrementaram a receita como conhecemos hoje, a história da pizza não tem um ponto de origem consensual. Alguns indicam os egípcios como inventores, ao misturarem a farinha de trigo com água, outros acreditam que começou na Grécia, com massas à base de farinha de trigo cozinhadas em tijolos quentes, e há aqueles que dizem que a pizza surgiu antes de Cristo, pois há relatos que, no século 6 a.C., soldados assavam um pão achatado em seus escudos.

No entanto, quando a pizza chegou à península da Etrúria, na Itália, o alimento era consumido apenas pela população pobre do sul do país. Foram os napolitanos que acrescentaram molho de tomate, enquanto os mais ricos colocavam queijo, linguiça ou ovos por cima. Além disso, na realidade, a massa era comida fechada, como um sanduíche.

A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e virou sucesso em todo o mundo devido aos navios dos imigrantes italianos. A primeira pizza redonda e aberta, como comemos atualmente, foi criada por Rafaelle Esposito, para ser servida para a rainha Margherita, da Itália, enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). Mais tarde, a famosa pizza de Margherita recebeu o nome da rainha.

 

Curiosidades

  • O nome Pizza foi dado ao alimento pela população pobre da Itália, já que esse era o alimento principal dessa classe social, consumido no café da manhã, almoço e jantar;
  • No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas;
  • Os Estados Unidos e o Brasil estão entre os países que mais consomem pizza no mundo;
  • Port’Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro, surgiu em Nápoles em 1830;
  • Existe um campeonato que exige as melhores pizzas e pizzaiolos todos os anos. É o World Championship Pizza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *