Efeito coronavírus

Consequências do coronavírus nas mais diversas produções e eventos 

Proclamado como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o novo coronavírus recebe tal classificação para que a preocupação seja maior. Assim, segundo orientações, mostra-se necessário que os governos fiquem mais atentos em relação ao controle e conhecimento de casos, além das medidas para controlar a disseminação do vírus. 

Como o número de infectados aumenta mais a cada dia e a transmissão ocorre de forma fácil pelo ar, ou por contato, existem diversas orientações para se prevenir. Evitar locais com aglomeração de gente, contato com pessoas que estiveram em zona de risco e convívio com infectados são algumas delas. Por conta disso, shows estão sendo cancelados, eventos remarcados, filmagens adiadas, entre outras consequências.

No mundo do cinema, diversas estreias de filmes estão sendo remarcadas ou adiadas, para que não haja prejuízos de bilheteria, já que cinemas ao redor do mundo estão fechando as portas. Entre os atingidos, temos “007: Sem Tempo Para Morrer”, que seria lançado em março, mas foi adiado para novembro. A continuação de “Um Lugar Silencioso”, que seria lançada no meio do mês de março, também foi adiada, mas por tempo indeterminado.

Ainda nas telonas, não só estreias sofreram por conta do vírus, filmagens também foram paralisadas. O filme “Missão: Impossível 7”, com Tom Cruise, teve gravações na Itália postergadas, por ser um dos epicentros do coronavírus. Além do mais, o novo filme do cavaleiro das trevas, “The Batman”, estrelado por Robert Pattinson, terá filmagens na Inglaterra paralisadas por duas semanas.

Agora nas telinhas, diversas séries e novelas enfrentam problemas para continuar com seus cronogramas devido a propagação do vírus. No Brasil, a Globo divulgou diversas ações para a prevenção, como a suspensão das filmagens da novela “Amor de Mãe” e a gravação de programas sem plateia, como o “Domingão do Faustão” e os dias de eliminação do “BBB”. 

Em cenário internacional, séries como “Stranger Things”, “Grace and Frankie”, “Supergirl”, “Grey’s Anatomy”, “Euphoria”, “Supernatural”, “Riverdale” e “Falcão e Soldado Invernal” tiveram filmagens adiadas, algumas apenas por duas semanas, que é a recomendação de alguns governos, e outras por tempo indeterminado. Mesmo assim, é possível perceber que muitas produtoras seguiram as medidas, pois entre as séries citadas temos produções da Netflix, Warner, HBO e Disney.

Por fim, mas agora no mundo da música, festivais em todo o mundo estão sendo remarcados, como é o caso do “Coachella”, que de abril foi para outubro, e do “Lollapalooza”, adiado de abril para dezembro. Além disso, McFly adiou a turnê de retorno da banda, enquanto Billie Eilish adiou 11 shows de sua turnê que aconteceriam no mês de março nos Estados Unidos. No Brasil, o show de Backstreet Boys, que aconteceria no Allianz Parque, em São Paulo, foi adiado um dia antes e ainda não possui nova data.