Photo by Nathan Rogers on Unsplash

Paixão cantada pelas arquibancadas

Música e futebol se misturam o tempo inteiro. As torcidas dos times são o principal motivo do esporte ser tão envolvente. A paixão que as pessoas criam pelos seus clubes faz com que elas queiram expressar isso durante o jogos, e nada melhor do que usar a música para transmitir o sentimento. Muitas torcidas ao redor do mundo “adotaram” diversos sons que consagrados e reproduzem eles nos estádios de futebol.

Uma dessas relações mais marcantes é a da música “You´ll Never Walk Alone”, regravada pela banda Gerry and the Pacemakers com o Liverpool F.C. A música virou um hino do time inglês que tem uma das torcidas mais apaixonadas do mundo. Nos anos 70, o som já era cantado nas arquibancadas do estádio. Mais à frente, outros clubes também passaram a ter sua imagem relacionada ao tema em questão, como Borussia Dortmund, da Alemanha, e Celtic, da Escócia.

Outra torcida que tem uma relação muito íntima com uma música é a do Ajax, da Holanda. Nesse caso, o tema reproduzido pelos apaixonados por futebol é mais recente. Trata-se de “Three Little Birds”, de Bob Marley. Um dos vídeos mais marcantes dessa relação é o que mostra torcedores do Ajax cantando com um artista de rua, enquanto estavam em outro país para acompanhar uma partida do seu time. O momento ficou mais emocionante ainda quando os fãs do clube holandês doaram diversas moedas para o cantor. Além dessa ocasião, um dos momentos que mais chamaram a atenção do mundo do futebol foi quando o filho de Bob Marley foi até o estádio do time e cantou o som junto com os torcedores.

https://www.youtube.com/watch?v=BFAjufSM08w

Os apaixonados por acompanhar seus países como se fossem seus clubes não ficam para trás. A torcida da Inglaterra, por exemplo, diversas vezes já foi “flagrada” cantando sons que são hits no seu país. As músicas que são mais conhecidas por serem cantadas pelos torcedores ingleses são “Wonderwall” e “Don´t Look Back In Anger”, ambas da banda inglesa Oasis.

https://www.youtube.com/watch?v=Zm_Mddwe4zo

Além da torcida do país, em geral, outros torcedores cantam as mesmas músicas em alguns momentos. Não necessariamente são consideradas “hinos” dos clubes como as anteriormente citadas, mas mostram a próxima relação entre o futebol e o mundo da música. Por exemplo, a torcida do Aston Villa é conhecida por cantar a música “Don´t Look Back In Anger”. Já os torcedores do Manchester City frequentemente ecoam as letras do som “Wonderwall”. A curiosidade nesse caso é que os autores do hit torcem para o clube.

Foto: Nathan Rogers