O mundo em 90 minutos

foto: Goal.com

Polêmicas à parte, o Mundial de Clubes, ou melhor, Copa do Mundo de Clubes da FIFA, é um torneio bastante atrativo, já que é, digamos, a única vez que times de diferentes regiões se enfrentam. O campeonato tem representantes de todas as partes do mundo: América do Sul (CONMEBOL), Europa (UEFA), América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), África (CAF), Ásia (AFC) e Oceania (OFC). Em 2018, o torneio acontece nos Emirados Árabes, de amanhã (12) até o dia 22/12 e é a quarta vez que é disputada no país. Japão, Marrocos e Brasil também já foram sede.

O River Plate, time argentino campeão da Libertadores da América no último domingo (9), diante do Boca Juniors, foi o último time a ser definido para o Mundial. Além dele, o Real Madrid (Espanha), campeão da UEFA Champions League, também participará e tentará o tricampeonato. Atlético Nacional (Colômbia) e Grêmio (Brasil) foram as duas últimas vítimas do time madrilenho, em 2016 e 2017, respectivamente.

Real Madrid levantando a taça em 2017. Foto: Antonio Villalba/Real Madrid

Correndo por fora, Chivas Guadalajara (México), campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, e Kashima Antlers (Japão), campeão asiático, buscam ser o primeiros representantes dos respectivos continentes a chegar na final. Enquanto isso, o Espérance de Tunis (Tunísia), campeão africano, tenta repetir o feito do TP Mazembe (República Democrática do Congo) em 2010, quando o time eliminou o brasileiro Internacional na semifinal. O time sensação daquele torneio foi o primeiro não sul-americano/europeu a chegar na final do torneiro, mas perdeu o título para a Internazionale de Milão (Itália).

Al-Ain (Emirados Árabes), campeão do país-sede, e Team Wellington (Nova Zelândia), campeão da Oceania, também fazem parte da competição. Os sete clubes participantes se enfrentam de uma maneira peculiar. Não há grupos e os times sul-americanos e europeus têm vantagem sobre os outros. Eles só disputam jogos a partir da semifinal. Veja como funciona o torneio:

Jogo 1 (12/12): Campeão Nacional do país-sede do torneio x Campeão da Liga dos Campeões da Oceania – Al-Ain x Team Wellington

Jogo 2: Campeão da Liga dos Campeões da Ásia x Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF – Kashima Antlers x Chivas Guadalajara


Jogo 3: Campeão da Liga dos Campeões da África x Vencedor do Jogo 1 – Espérance x Ai-Ain ou Team Wellington

Semifinal 1: Campeão da Libertadores da América x Vencedor do Jogo 2 – River Plate x Vencedor do Jogo 2

Semifinal 2: Campeão da Liga dos Campeões da Europa x Vencedor do Jogo 3 – Real Madrid x Vencedor do Jogo 3

A final acontece dia 22, às 14:30h (Horário de Brasília), no estádio Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi. Vai dar zebra? O River Plate vai trazer de volta o título para a América do Sul, como fez o último campeão Corinthians em 2012? Ou o Real Madrid vai disparar no número de títulos? Quais são seus palpites?

Abu Dhabi é palco da final do Mundial de Clubes. Foto: Mubadala