Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Até o próximo ano, Brasileirão

Campeão:

A Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou mais um título nacional. Desde o início da competição, o clube era considerado um dos favoritos à conquista da taça devido ao seu elenco recheado de bons jogadores. O Alviverde trocou de treinador ao longo da competição. O até então técnico, Roger Machado, já não agradava com o futebol apresentado. A qualidade técnica do elenco e o forte investimento feito para a temporada aumentavam cada vez mais a exigência da torcida e dos críticos. A chegada do novo comandante, Felipão, mudou a perspectiva do clube, que passou a acumular diversos jogos de invencibilidade. O título foi conquistado com apenas 4 derrotas e 80 pontos em 38 jogos. Além disso, o clube teve melhor ataque e melhor defesa da competição.

Libertadores:

A competição internacional, apesar de ter sido cheia de tantas polêmicas na atual temporada, ainda segue como uma das prioridades dos times brasileiros. Os classificados para a próxima edição do campeonato foram: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG. Os dois últimos irão participar da fase preliminar para garantir a vaga na fase de grupos. Flamengo e Inter brigavam pelo título até as três últimas rodadas, logo, não tiveram sua vaga na Libertadores ameaçada na reta final. O tricolor gaúcho depositou toda a sua força da temporada na disputa da competição sul-americana e acabou perdendo forças na briga pela taça nacional. Já o tricolor paulista, São Paulo, acabou caindo de rendimento ao longo do Brasileirão, após ter sido líder por uma boa parte das rodadas. A limitação do tamanho do elenco do time e alguns tropeços pontuais culminaram na vaga para a pré-libertadores.

Sulamericana:

A Copa Sulamericana é considerada a “segunda divisão” das competições internacionais, entretanto a copa passou a ganhar maior importância nos últimos anos, quando o campeão passou a ganhar vaga na Libertadores. Os classificados são do sétimo ao 12º colocados e no caso foram: Atlético-PR, Botafogo, Santos, Bahia e Corinthians. O Atlético disputará a final da competição deste ano, e caso vença, a vaga será conquistada pela 14º colocada, Chapecoense.

Zona de Rebaixamento:

A briga de vários clubes para evitar suas presenças na zona que garante o rebaixamento para a segunda divisão foi o que chamou a atenção na última rodada do Brasileirão. Paraná e Vitória já haviam sido matematicamente rebaixados, ou seja, restavam duas vagas. O Sport venceu o Santos em casa, mas acabou não sendo suficiente devido ao empate do Vasco e a vitória da Chapecoense contra o São Paulo. O outro rebaixado foi o América-MG, que perdeu o confronto direto contra o fluminense. A equipe chegou a perder pênalti e um gol claro no duelo.

Classificados para o próximo ano:

Os times que garantiram vaga para a edição de 2019 da competição foram Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás. Os dois primeiros são clubes nordestinos que irão disputar a primeira prateleira do futebol nacional após muitos anos sem disputar a principal divisão do Brasileirão. O time cearense tem como destaque o treinador Rogério Ceni, um dos maiores ídolos do São Paulo Futebol Clube.

Média de Público:

Quando se trata de torcida, o campeão de público foi o Flamengo. A equipe carioca teve a melhor média ao longo das 38 rodadas, com mais de 47.000 pessoas por jogo e 59% de média de ocupação. A grande surpresa dentre os dados é o Ceará. O clube nordestino teve a quinta melhor média, ficando na frente de times com torcidas de proporções nacionais, como Vasco, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, entre outros. O time cearense que tinha acabado de subir da segunda divisão teve média de 28.078. O último colocado na lista foi o rebaixado América-MG com apenas 4.897 pessoas por jogo.

Artilharia:

No quesito gols, o maior marcador do campeonato foi o atacante Gabriel Barbosa, do Santos. O jogador marcou 18 gols, cinco a mais que o segundo colocado da lista, Ricardo Oliveira, do Atlético-MG. O artilheiro do campeão brasileiro de 2018 foi o atacante Willian, com 10 gols marcados, seguido por Deyverson e Bruno Henrique, ambos com nove.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *