Relaxe, Descanse e Trabalhe

Em meio a rotina caótica dos brasileiros, as salas de descompressão têm se mostrado como uma solução para as empresas

No Brasil, os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do serviço. Devido a tal cenário preocupante, tanto para a economia quanto para as pessoas, as salas de descompressão têm se mostrado uma solução.

A sala de descompressão é um espaço destinado a práticas de bem-estar, oferecido pela empresa aos funcionários para que eles se desconectem um pouco do trabalho e, assim, possam relaxar e voltar a realizar suas funções revigorados. Esta sala, reservada para atividades como ioga, massagem e jogos, é uma estratégia para aliviar a tensão, para  aumentar a satisfação e produtividade de todos.

Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença acidentário devido a tais males aumentou em quase em 20 vezes, segundo o Ministério da Previdência Social. Para Rebbeca Lucena, 25, especialista de mídia na empresa Babel-Azza, o acúmulo de trabalho é algo do dia a dia, mas elencar as prioridades é a parte mais problemática e estressante. “As equipes estão ficando cada vez mais enxutas e há sempre inúmeras deadlines a se cumprir”, explica

Resultado de imagem para sala de descompressão
Ambiente interno da empresa Linx

Apesar dos altos números, são raras as empresas que mantêm um programa de saúde psicológica e emocional para seus empregados no país. Apenas 18% das empresas no Brasil mantém um projeto para cuidar da qualidade de vida de sua equipe. Para Felipe Rodrigo Silva, 24, assistente de TI, ter uma sala de descompressão o ajuda muito em seu trabalho. “A sala de descompressão ajuda muito a relaxar e a ter mais paciência”, afirma. “Todas as empresas deveriam ter”, conclui.

De acordo com  estimativas feitas pelo Fórum Econômico Mundial, os gastos relacionados a transtornos emocionais e psicológicos podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030, mais do que a soma dos custos com diabetes, doenças respiratórias e câncer, sendo que os doentes ficam em média mais de 100 dias longe de suas funções. A fim de evitar tal previsão, medidas como a sala de descompressão são apostas feitas pelas empresas em todo mundo, que visam uma melhora para sua empresa e funcionários. 

Google, Facebook e LinkedIn foram as primeiras grandes empresas a se destacaram por ambientes descontraídos. Para Rebbeca, a sala não tira o foco do trabalho, mas se mostra como um meio para encontrar respostas para seus problemas. “A sala consegue ser um centro de fuga do ritmo insano. Sempre volto mais tranquila para a mesa de trabalho”, afirma.