O futebol no Brasil em 2020

Saiba mais sobre as importantes contratações de times brasileiros para a nova temporada

Uma nova temporada no Campeonato Brasileiro pede novas contratações aos clubes para suprir os problemas da última temporada e dar novas esperanças aos torcedores. Nomes de peso chegam ao Brasil, atletas de seleção voltam para reforçar o sonho de desenvolvimento da modalidade dentro do nosso país e transferências entre os times prometem novas emoções aos apaixonados por futebol.

No Corinthians, o técnico anunciado no fim do ano passado, Tiago Nunes, se mostrou adepto a diversas mudanças no elenco a fim de renovar o estilo de jogo do Timão. Vindo do Athletico Paranaense, ele anunciou nomes como o de Luan, que estava no Grêmio, o  colombiano Victor Cantillo, Matheus Davó, o garoto promessa que saiu do Guarani e Sidcley, lateral emprestado pelo Dínamo de Kiev. “Uma contratação que pode ajudar é o Tiago Nunes no Corinthians, ele pode oferecer uma evolução tática muito grande”, afirma Gabriel Silva, de 19 anos, estudante de enfermagem.

Ainda sobre o Corinthians, mas agora sobre o futebol feminino, as atuais campeãs do Campeonato Paulista e da Libertadores da América mantiveram a maior parte de seu elenco. A maior perda foi a atacante Millene, eleita a melhor jogadora do ano no Brasil e  artilheira do Campeonato Brasileiro. Mas isso não significa que os corações corinthianos precisam se preocupar, além do grande elenco, chegam nomes de alto nível e dignos de Seleção Brasileira, como Andressinha, vinda do Portland Thorns, dos Estados Unidos, e Poliana, que veio do São José.

Ao final de 2019 houve um desmanche na equipe feminina do Santos e muitos torcedores ficaram preocupados, mas a  diretoria se moveu rapidamente no mercado e buscou 14 reforços para a reformulação do time. As Sereias da Vila prometem essa temporada com atletas com passagem pela seleção, entre elas, Thaisinha, há sete temporadas no futebol sul-coreano, Tayla, zagueira vinda do Benfica, de Portugal, Erikinha, que estava no Avaldsnes IL, da Noruega e Cristiane, ex São Paulo. “O destaque para essa temporada é a Cristiane, ela vai ter melhores oportunidades no Santos. Além de contribuir muito com toda a sua experiência com o time, que pode enfrentar algumas dificuldades no começo por ter perdido boa parte do elenco no fim do ano passado”, comenta Kauan Felipe, de 19 anos, auxiliar jurídico.

No carioca, temos a chegada de um nome importante para o futebol mundial. Um dos maiores jogadores da história do Japão assinou com o Botafogo até o final de 2020, contratação capaz de animar diversos torcedores e fãs de futebol. “Acho que a contratação mais impactante foi a do Honda no Botafogo, ele chega como uma ponta de esperança em um Botafogo que viveu uma das piores décadas de sua história, que tem como objetivo virar o panorama a médio/longo prazo e desfazer o abismo criado, principalmente no futebol carioca em que o clube é hoje a 4ª força”, avalia Matheus Soares, de 18 anos, estudante de direito.

Mesmo com todo o movimento no mercado do futebol e atletas reconhecidos chegando ao Brasil para mostrar o que melhor sabem fazer, alguns ainda temem o futuro de futebol brasileiro. “Para falar bem a verdade não vi nenhuma (contratação de jogadores) que possa fazer grande diferença até agora, a questão do Gabigol no Flamengo acho uma ótima contratação, mas se ele não ficasse teriam outras opções para repor”, conclui o estudante de enfermagem. Gabriel Barbosa, artilheiro do Brasileirão e da Libertadores, estava emprestado ao Flamengo pela Inter de Milão. Em 2020, o rubro-negro realizou a contratação do atacante por 17 milhões de euros (cerca de R$78 milhões) e levou as redes sociais do clube à loucura com o número de comentários sobre a permanência de Gabigol.