A arte na cultura popular

Raiana Britto traz muito axé, cor e conhecimento para as pessoas

Em 2017, começou sua faculdade de artes plásticas, mas a arte sempre esteve presente em sua vida, não foi algo descoberto, um talento, e sim se aprimorando e capacitando para descobrir sua identidade visual. Com muitas técnicas foi construindo essa nova identidade. Nesta época, já comercializava seus desenhos, mas somente em 2020 que investiu na arte digital.

A arte pode ser expressada por diferentes valores e formas, podendo tanto seguir um padrão estético quanto ser vinculada a um público específico. Foi o caso de Raiana, exemplo de artista visual que traz diferentes sentimentos e mensagens através do seu trabalho. Faz parte de seu processo ter um objetivo, e independente da área que a arte pode seguir, ela tem várias funções na vida das pessoas, podendo influenciá-las.

“É muito importante para qualquer artista ver que seu trabalho muda as pessoas, trazer uma forma diferente de enxergar, um novo olhar”. Ela nunca imaginou a repercussão e identificação das pessoas com sua arte e percebeu que não está sozinha.

O seu jeito de falar sobre o assunto, de trazer vivências e experiências na vida de seus iguais, retratando pessoas pretas com novos olhares sobre a luta diária é especial. Além disso, ela possui um olhar além do que está sendo mostrado, que retrata o lado emocional com o objetivo de ganhar novas perspectivas com consciência de classe.

A identidade visual da Raiana traz consigo muito significado. Com a situação que o país se encontra, alguns símbolos da cultura do país acabam sendo ressignificados como a bandeira do Brasil, que é associada a muitas coisas que não representam ela e nem o público que acompanha o trabalho dela, já que a bandeira tem atualmente um significado de cunho político. Assim, Raiana traz olhares de outra forma da marginalização, a forma da cultura periférica, que deveria ser valorizada pois uma grande parte da população que reside nesses locais e isso faz com que a estética brasileira chegue na identidade visual.

Com isso, ela atrai um público maior e chega em lugares que ainda não tem espaços porque conta muito com as pessoas que são da mesma representatividade, conquistando cada vez mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *