A campanha pela autoestima

O mês de outubro já é marcado mundialmente por campanhas de prevenção do câncer de mama.

As mulheres são seres fortes e aguentam coisas que nem imaginam que são capazes. Elas estão sujeitas a viverem coisas intensas sentimentalmente e fisicamente e que na maioria das vezes não podem ser evitadas, mas sim prevenidas, como doenças. Após uma certa idade, as mulheres adultas devem ter uma preocupação a mais em fazer os exames com a intenção de se prevenir e ter um diagnóstico antes.

Homens e mulheres após os 40 anos, devem se atentar para os sintomas de câncer de mama que podem surgir nesta faixa etária. Algo que deveria ser falado com mais frequência, é que a doença não está restrita só para mulheres. Os homens representam 1% dos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pois eles também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, porém em quantidade menores.

Os sinais de alerta que indicam a presença da doença facilitam o tratamento antes de manifestar-se no corpo. São eles: mamilo invertido, caroço na axila, irritação e inchaço na mama. Após a suspeita, deve-se buscar ajuda de um profissional para ter a certeza e começar com o tratamento. Ao buscar um mastologista, terá a confirmação do estágio do tumor através da biópsia para definir como irá progredir com o tratamento.

Campanhas no mês de outubro acontecem com a função de conscientizar, principalmente as mulheres, a fazerem exames e se cuidarem. Áreas da saúde entram como suporte nesse mês, dando uma assistência maior, além do tratamento de qualidade. Acontece que outras áreas também entram na campanha, porque é sempre bom incentivar mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *