Aquecimento global e suas consequências

Quais são as causas do efeito estufa e são seus impactos no planeta

O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) trouxe informações preocupantes para a saúde do planeta Terra. A alta das secas pelo mundo, o verão europeu batendo recordes de temperatura, chuvas tão fortes que chegam a matar pessoas e destruir cidades. Isso tudo é apenas o começo de uma catástrofe ainda maior se o ser humano não mudar seus hábitos.

Gabryelly Godois, diz em seu artigo sobre “A Industrialização, impactos ambientais e a necessidade de desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis no século XXI” que a Revolução Industrial foi responsável por uma mudança de relação entre o homem e a natureza. O resultado disso foi poluição nas águas, no solo, no ar e aumento da exploração de recursos naturais, além do surgimento de doenças respiratórias.

A primeira vez que países se reuniram em busca da conscientização do meio ambiente foi na Conferência das Nações Unidas em 1972, que foi sediada em Estocolmo e ficou conhecida como “Conferência de Estocolmo”.

A tentativa mais recente é o Acordo de Paris, assinado em 2015 por 175 países. O seu objetivo é reduzir os gases de efeito estufa, a liberação de dióxido de carbono e as queimas de combustíveis fósseis. Entretanto, países que participaram do acordo não alcançaram suas metas de redução, Gâmbia é o único país que tem chance de alcançar os resultados esperados.

Com o aumento da temperatura do planeta as calotas polares continuarão derretendo, assim, aumentando o nível do mar, consequentemente, invadindo cidades e criando um novo tipo de refugiados, os refugiados climáticos. A mudança climática, contribuirá para a criação de novas doenças virais, para a extinção de animais, aumento de queimadas em florestas, visto que ela deteriora seus habitats e faz com que haja oscilações violentas entre extremo seco e úmido em pequenos intervalos.

O relatório do IPCC diz que a única maneira de desacelerar e reverter o aquecimento global é reduzir as emissões de gases de efeito estufa a zero e que mesmo com esse esforço, é muito difícil impedir que a terra aqueça 1,5 graus. O aumento do nível do mar, também, já é algo inevitável. A utilização do Metano, dióxido de carbono e metal são muito prejudiciais à camada de ozônio.

Reciclar, caminhar ou pegar transporte público (evitando o uso do carro particular), usar fonte de energia renovável, comer menos carne vermelha, comprar roupas e produtos com selos ambientais. Essas são algumas práticas que podem ser adotadas no dia a dia e ajudar o planeta Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *