O valor nos pés

Os tênis que não saem da vista do público

Os calçados tem uma importância fundamental na formação de um look, eles remetem a nossa personalidade pelo modelo, cor e variam dependendo de onde será usado. Os tênis vem conquistando as pessoas de diferentes gerações, comparado com antigamente que exigia certas formalidades no jeito de se vestir, hoje o tênis é visto até em looks de traje fino.

Eles têm cores, formatos e marcas distintas, mas cada um com sua originalidade e uma reputação por trás de sua história. Antigamente eles mantinham a função de serem modelos esportivos, como quando foi nomeado “plimsolls” que faz referência as marcações dos navios mercantes, a princípio criado como calçado de praia. Com o passar dos anos, foram se aprimorando técnicas de melhorias para as fabricações de tênis.

Muitas marcas com histórias por trás de tanto sucesso fazem até hoje sapatos clássicos que nunca saem de moda. O All Star foi um dos primeiros a serem criados, quando o jogador Chuck Taylor reclamou de dores nos pés, convencendo a marca a criar uma linha para os jogadores de basquete. Com a sua influência, foi usado por todos da América do Norte, sendo até renomeado com a sua assinatura do lado do logotipo. Com o sucesso se tornou uma influência para qualquer público.

O Superstar da Adidas veio logo em seguida, trazendo muito mais conforto chegando nos profissionais do esporte, um dos maiores jogadores da NBA recordista Kareem Abdul-Jabbar fechou contrato de valor muito alto com a marca. Mesmo saindo de vista com os jogadores por outros modelos que foram chegando, ainda conquistaram a era do hip-hop. O sucesso foi tanto no meio musical que o grupo Run DMC lançaram um hit “My Adidas” sobre o modelo.

Quando o assunto é tênis clássico, não tem quem não pense no Nike Air Jordan. A marca buscou um calouro para participar da campanha, foi escolhido o Michael Jordan. Uma grande escolha por ele não ser um fenômeno na época e por ser ser um jogador preto, que teria que vender tênis para uma grande parte da realidade branca dos Estados Unidos. As cores do modelo eram preto e vermelho, cor do time que o Michael jogava Chicago Bulls. O nome “Air” veio pela habilidade do jogador de voar nas quadras com o sobrenome do jogador que revolucionou a marca e o esporte. Atualmente existe uma coleção de modelos, já que em seu lançamento foi uma polêmica, visto que eram obrigatórios os jogadores usarem tênis branco.

Em 2022, o Nike Cortez completa 50 anos de história. O dono da Nike foi treinador de atletismo e percebeu a dificuldade que os atletas tinham com calçados, alguns levando até lesões. Foi desenvolvido, então, modelos trazendo resultados. Nas Olimpíadas, ele obteve bastante destaque, e nos filmes como “Forrest Gump” o personagem protagonizado pelo ator Tom Hanks utiliza no dia a dia e principalmente para correr.

Além de carregar histórias, acompanham muita personalidade no estilo e um foco maior no bem estar dos jogadores. Proporcionam conforto e estilo com qualidade por muitos anos, pode se ter certeza que esses tênis nunca irão sair de vista nas tendências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *