Maré de Culturas no País do Futebol

O mundo é cheio de pessoas e culturas diferentes, cada grupo com seu tipo de pensar e até mesmo hábitos diferentes.

O Brasil, por ser um país com muitas miscigenações e etnias diferentes, tem a cultura bem variada, fazendo com que cada família tenha uma cultura diferente. Mesmo assim, o país do futebol tem algumas culturas próprias, como o nosso amado arroz e feijão e até mesmo nosso feriado predileto: Carnaval.

 

Não é a toa que o Brasil possui uma das mais variadas culturas do mundo, nossa pátria amada é enorme, temos diferenciadas culturas nela. O norte brasileiro é composto majoritariamente por indígenas e imigrantes (tanto brasileiros quanto “gringos”), que contribuem muito para a cultura local. Danças, crenças, comidas, festas são alguns exemplos da contribuição para a cultura da região.

 

Todos conhecem o Bumba Meu Boi, Festa do Divino, Festa Junina, Congada, Açaí e até mesmo o famoso Guaraná, são fortes referências à cultura do norte brasileiro, que representa de forma significante a cultura brasileira.

 

Já a região Centro-Oeste do Brasil conta com a influência cultural de índios, bolivianos e paraguaios. O local possui inúmeras festas comemorativas, mas a que mais se destaca é a Cavalhada, uma simulação de uma batalha medieval realizada ao ar livre.

 

Quem aí nunca dançou Xote? É a dança típica da região, parecidíssimo com o forró. Além da dança, a música sertaneja é muito comum no Centro-Oeste, assim como a moda da viola. A culinária do local também é bem diferenciada, os principais pratos são arroz com pequi, bolo de arroz e Maria Isabel. Além disso, Romãozinho é um mito folclórico do local, que é um menino malcriado que maltrata os animais e as plantas e assusta as pessoas.

 

Já o Nordeste Brasileiro é caracterizado pelos cordéis, festas juninas (assim como o Norte), Capoeira, luta ritmada que foi trazida ao Brasil pelos Africanos, e o frevo, que é uma dança muito característica da região. O nordeste brasileiro apresenta grande pluralidade cultural, com elementos diversificados, por esse motivo serão abordados alguns elementos que integram a cultura da região.

 

O Carnaval nordestino é o evento popular mais famoso do país, no qual muito estrangeiros vem pro Brasil para o feriado. A capoeira é a luta que os escravos africanos trouxeram para nosso maravilhoso país. É também considerada uma modalidade de dança, e os instrumentos berimbau, caxixi, vareta e dobrão fazem parte da apresentação.

 

Uma festa muito comemorada no Nordeste é a Festa de Iemanjá, que nada mais é do que um agradecimento a rainha do mar, incrível né?

 

E o Sul? O Sul possui uma grande variedade cultural, levando em conta a influência de imigrantes existente na região. Arquitetura tipicamente Europeia, com casas de telhados caídos e de madeira. 

 

A festa mais conhecida do sul é o Oktoberfest, uma festa típica Alemã no outubro! A festa apresenta um festival de cervejas, danças típicas germânica e uma gastronomia variada.

 

A dança das fitas é uma dança muito conhecida por acontecer em festas juninas em alguns estados. Para aqueles que não conhecem é realizada com um pau de madeira de três metros com fitas de diversas cores. Cada dançarino pega uma fita e começa a dançar em torno no mastro até formar um desenho com as fitas. Genial né?

 

Uma roupa tipicamente usada no sul são os estiloso ponchos, que é muito conhecido como proteção contra o frio! E o chimarrão não poderia ficar por fora! A culinária da região sul brasileira é bem diferenciada, mas nada que nunca tínhamos visto. Polenta, Chimarrão, Churrasco e Papo de Anjo são pratos típicos do local.

 

Eai? Qual foi a cultura que mais te encantou?