Capa
#PontoCego – Psicose
1 de novembro de 2017
peczona
Entenda a PEC 181/15 – a PEC Cavalo de Tróia
13 de novembro de 2017
Exibir tudo
Under 1
Foto:  SNØHETTA

Uma experiência submarina como nenhuma outra

A Noruega abrirá, no primeiro trimestre de 2019, o primeiro restaurante submerso da Europa. O chamado Under será uma construção de 600m² que une restaurante, aquário e centro de investigação da vida marinha.

Localizado na ponta mais meridional da Noruega, em Båly, a 400 quilómetros de Oslo, o restaurante promete uma experiência única atrelada a sua arquitetura. A estrutura, projetada pelo renomado escritório de arquitetura Snøhetta, remete a uma embarcação  afundando, é um retângulo que se submerge na água e será revestido com areia grossa para que a vida marinha se instale na construção formando um coral artificial e assim aumentando a vida marinha em seus arredores. A estrutura interior possui 3 pisos: a entrada/roupeiro, o bar de champanhe e o restaurante. A visão para o fundo do mar, a 5 metros de profundidade, se da por uma janela acrílica com 11 metros de comprimento por 4 metros de altura.

Under 3

Projeto tridimensional da construção. (FOTO: SNØHETTA/ASPLAN VIAK)

O chefe de cozinha é o dinamarquês, Nicolai Ellitsgaard. Sua proposta é uma gastronomia sofisticada, focada na comida marítima, mas que também inova misturando especialidades da floresta, do jardim, da água e da praia em seus pratos para criar um menu particular.

O local poderá comportar até 100 pessoas e custou um investimento de mais de 4 milhões de euros (por volta de 16 milhões de reais). Fora do horário de funcionamento do restaurante, o local servirá como centro de investigação da vida marinha. “Queremos ser os olhos do ecossistema marinho local”, dizem em seu site. Eles receberão equipes de investigação multidisciplinares para estudar a vida marinha e seu comportamento. A formação do coral artificial funcionará tanto para trazer mais vida para o local, quanto para limpar o mar e o purificar.

Restaurantes submersos já existem em Dubai, nas Maldives e na Florida, mas nenhum deles tem a ideia ecológica do Under.  O nome Under tem dois significados: a palavra “under” significa tanto “em baixo”, “sob” em inglês, quanto “maravilha” em norueguês. O que remete a todas as ideias da construção.

da6229585f7066b91813162bb6ad7d81_2048wVista submarina para o restaurante. (FOTO: SNØHETTA)
Clara Valdiviezo
Clara Valdiviezo
19 anos. São Paulo, SP. Estudante de jornalismo, apaixonada por culturas e pelo mundo. Alma de viajante, coração de escritora, olhos de fotógrafa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *